terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ex Nunc

Nunca retroagir e olhar para trás é uma atitude corajosa, mas pode também nos causar alguns danos se esquecermos que deixamos no nosso rastro várias pessoas prejudicadas. Podemos, sim, voltar atrás para consertar problemas e para deixar as pessoas que foram desmerecidas numa situação melhor e mais confortável, pois civilmente não podemos ficar maltratando ninguém e nem deixando de cumprir o nosso papel de cidadão.
A expressão latina “Ex Nunc” significa dizer que uma lei não retroage para beneficiar os que foram penalizados por decisões anteriores sobre um mesmo fato. Se falarmos de leis, é diferente, mas se formos usar este princípio na nossa vida pessoal, deveremos ser bem mais complacentes porque se formos rígidos ao extremo, terminaremos criando um ciclo de indisposição com as pessoas que precisam da nossa percepção cotidiana, fazendo com que as nossas determinações sejam justas e favoreçam quem realmente merece.
“Ex Nunc” deve ser a nossa consciência e esta deve sempre estar voltada para a realização de coisas boas, que não agridam o nosso convívio em sociedade e nem desmereçam o nosso título de pessoa civilizada. Estamos neste mundo há tanto tempo e se não aplicarmos os melhores princípios para convivermos bem, seremos jogados num buraco negro onde não teremos chances de enxergar o nosso próprio nariz e com esta cegueira ficaremos ainda mais incapazes de verificar as necessidades dos outros e também os limites que deveremos respeitar para que não sejamos vistos com maus olhos ou interpretados de forma diferente do que imaginamos.
Voltar atrás é visto por muitos como uma falta de honra, como fraqueza, mas não é...
É uma atitude humilde, certeira e muito eficaz para resolver situações ruins e mal resolvidas que aconteceram na nossa vida. Seremos felizes e com espírito livre se tivermos a consciência de saber onde e quando atuar e qual é a nossa melhor forma de agir diante de todos os acontecimentos que nos influenciam e nos fazem ter várias decisões diariamente.
Quem sabe seria melhor sermos“Ex Tunc” algumas vezes e com isso consertar o que ficou mal resolvido e só nos deixa angustiados e pensativos.
Os tapas na cabeça serão inevitáveis, as dores de cabeça também, mas saberemos lidar com cada uma delas de uma forma inteligente e que nos ajudará sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...