terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Preço da Exploração

Vejam só...
Comprei três produtos no site de uma livraria bem conhecida e pedi para que os mesmos fossem entregues na loja, pois assim ficaria livre do frete. Tudo bem até aí...
Cheguei à loja para pegar os meus produtos e me deparei com os mesmos na prateleira com um preço inferior e caso eu levasse quatro itens pagaria o mesmo preço que paguei pelos três. Não tive dúvidas e devolvi os produtos e solicitei que me dessem um vale compras e a explicação que dei foi que havia desistido da compra por arrependimento, já que a lei me garante isso em até 7 dias a partir da entrega do produto, nas compras realizadas pela internet.
Sai da loja com uma sensação boa de ter economizado, mas ao mesmo tempo indignado porque a exploração é muito grande e se não estivermos atentos aos preços, poderemos pagar bem mais caro por um produto, mesmo que ele seja comprado na mesma rede de lojas. 
O pior não foi isso, mas foi perceber que quando falei a situação para o vendedor da loja ele disse que simplesmente não era possível realizar a troca, pois o produto não estava com defeito. Eu não dei ouvidos ao seu argumento equivocado e fui para o balcão de trocas solicitar a devolução dos produtos, já que estavam lacrados e com selo de troca.
Não dei muitas explicações e usei somente a sabedoria e conhecimento dos fatos para resolver um problema simples e ficar menos indignado com o furo indesejado no meu bolso, que já sofre diariamente com o aumento dos preços e faz com que não tenhamos muitas opções de solução, ainda mais quando nos deparamos com pessoas que não querem nos ajudar e sim ver ainda mais a nossa desgraça. 
Se eu tivesse contado a mesma história que falei para o vendedor, no balcão de trocas, talvez a atendente não tivesse aceitado a minha devolução, inventando mil desculpas para que eu mudasse de ideia e voltasse para casa com o que havia comprado. 
Temos que usar a inteligência para resolver determinados assuntos, pois num simples diálogo consegui devolver os itens e receber o meu dinheiro de volta, em forma de um vale compras, que prontamente utilizei para comprar novamente os produtos e ainda acrescentando mais um, os quais totalizaram o mesmo preço que havia pago.
Quantas vezes isso não acontece conosco? Compramos algo hoje e amanhã o preço está pela metade ou quem sabe num valor promocional bem mais barato. Ficamos sem saber ao certo quanto as coisas realmente valem e se estamos pagando o justo pelo que adquirimos. 
A impressão que tenho é que tudo é caro e que os preços não existem. O que realmente acontece é uma sacanagem com a nossa cara, onde nos chamam de palhaços e nos fazem pagar bem mais pelo que não vale tanto assim.
Atenção ainda é a melhor forma de solucionar problemas e isso é bem fácil de ser resolvido se estivermos sempre atentos aos nossos reais direitos e como eles podem ser úteis nas horas mais improváveis, onde a frieza e cautela valem mais do que a discussão sem sentido com pessoas desinformadas e cheias de má vontade.
Não sei se saí ganhando, mas só a sensação de ter conseguido um bônus na minha compra já valeu a noite.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...