sábado, 8 de dezembro de 2012

Boitatá, Papai Noel...

As lendas sempre encantaram as pessoas e o Brasil é cheio delas, sejam com nacionalidade verde amarela ou importadas de outros países. O Papai Noel é uma delas e sempre fico observando a total falta de nacionalidade deste personagem que tanto encanta as pessoas e gera filas gigantescas no shoppings da cidade, quando as crianças e pais disputam um minutinho de fama ao seu lado para uma foto que será colocada no álbum de família e lembrada por toda a vida.
O simbolismo é mesmo engraçado, pois o Natal tem outra finalidade, mas o comércio termina invertendo as coisas e nos aprisionando na imensa onda de consumo que faz com que o nosso dinheiro vá pelo ralo, como se fosse um passe de mágica. 
Seria o Papai Noel o Mandrake disfarçado?
Deveríamos ter outros símbolos mais pitorescos e com a cara do Brasil, pois com o calor que aqui faz, fica até complicado acreditar que na casa do Papai Noel tenha neve e que ele entre nas nossas casas pela chaminé, quando ela nem existe mais nos lugares onde deveria ter, imagine nos aglomerados de apartamentos que o Recife tem.
Aqui encontramos outras crenças, religiões e também outros símbolos, como a Perna Cabeluda, o Boitatá, o Saci, os Orixás e o Lobisomem. O Brasileiro criou as suas tradições a partir da mistura das raças e as heranças do negro e do índio são muito fortes na nossa vida e não há como negar isso e tentar tapar o sol com a peneira imaginando que o Papai Noel tem a cara do Natal.
Tem a cara do Natal lá nos Estados Unidos. Aqui a mundiça é outra...
O resto é comércio insano e sem muita finalidade, onde as festinhas de final de ano só nos fazem beber além da conta, dar presentes de amigo secreto para quem não suportamos ou até gastarmos todo o nosso salário com enfeites que não refletem a realidade das nossas paisagens e terminam virando entulho durante todo o ano.
Este ano me revoltei e não enfeitei a casa para o Natal. Além de me dar trabalho, gasta energia além da conta e o que mais preciso fazer é economizar em 2013, já que as despesas só aumentam e terminamos sem nem saber onde a renda foi parar. Vou ficar acreditando no espírito natalino verdadeiro, com a minha família, em casa, num jantar bem íntimo. Nada de excessos, pois o momento é de reflexão e de paz. Vou mandar o Boitatá queimar tudo com a sua cabeça de fogo, quem sabe assim acordamos mais para a realidade e deixamos de pensar em ursos polares que só existem no Polo Norte, que está bem distante de um país tropical como o nosso.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...