terça-feira, 18 de setembro de 2012

Suicídio Por Nada

Neste final de semana, um jovem de 18 anos que mora no meu condomínio cometeu suicídio ao se jogar da janela do apartamento da casa da ex namorada. Segundo informações, eles tinham acabado o romance e devido a uma frustrada reconciliação ele tomou esta medida insana, que lhe custou a vida, deixando todas as pessoas chocadas e surpresas. Ainda bem que ele não se jogou lá no prédio que moro, mas a agonia foi grande quando a notícia chegou para a mãe dele, que é minha vizinha.
Lamentável que pessoas ainda busquem tal feito para tentar conter uma angústia momentânea. Nem que este fosse o amor da vida dele, não caberia uma atitude tão impensada e ruim. Ele deveria ter levantado a cabeça e buscado um novo relacionamento, pois ainda era jovem e poderia, sim, conseguir uma nova namorada. Ainda tinha uma vida toda pela frente e mesmo que o motivo fosse bem mais grave, o suicídio não seria, jamais, a solução.
Temos escutado vários casos de suicídio e muitos deles são motivados por dinheiro, dívidas, desavenças, amores impossíveis ou possibilidades demais no amor...
O que não percebem é que o mundo fica e eles se vão. As pessoas que cometem suicídio são as que mais perdem com as situações que criam e nem ficam neste mundo para ver o que poderia ter acontecido se tivessem pensado de uma forma diferente ou buscado uma solução alternativa para os seus males e derrotas.
Acredito que este rapaz que se matou deveria ter outros problemas psicológicos, pois agir de uma forma tão desordenada é característica de pessoas que ainda não encontraram a si mesmos e nem sabem onde realmente pisar e desconhecem totalmente as formas de felicidade e alegria.
A fortaleza que necessitamos para suportar todos os nossos problemas está dentro de cada um de nós e precisamos desenvolvê-la de forma eficiente para que ela nos defenda do mal e possa nos garantir melhores dias na terra. Todos nós passamos por aflições, mas nem todos sabem lidar bem com isso e terminam cometendo loucuras para se livrar dos problemas. Alguns procuram se livrar de uma forma inteligente e outros não.
Nada vale a nossa vida e como forma cautelar de manter a nossa chama sempre acesa, temos que buscar conhecer bem os nossos limites e com isso ir trabalhando cada um deles, criando força, determinação e consciência. Cada vez que identificamos situações de risco, cabe a nós revertê-las, nem que para isso tenhamos que chorar por dias, mas com a certeza que de que a nossa chama não irá se apagar e nos deixar no escuro de verdade, seja da vida ou da morte.
Antes queimado do que apagado...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...