terça-feira, 11 de novembro de 2014

Base de Tudo

Cada vez mais as pessoas estão perdendo a noção do que é ser educado e como podem se comportar diante de muitas situações que ocorrem diariamente, pois basta observar um minuto dos mais variados ambientes que convivemos para ver isso bem facilmente, pois não há comunicação clara, as pessoas não respeitam as outras e fazem de tudo para menosprezar a individualidade de cada uma e terminam agindo como se fossem donos de uma situação que não lhes pertence. 
A educação começa quando percebemos onde inicia o espaço do outro e também a nossa percepção sobre muitos fatos que a nossa agonia e arrogância não nos permite enxergar. As escolas estão cada vez mais vazias e os pais não incentivam as crianças a terem atitudes civilizadas, fazendo com que eles sejam cada vez mais individualistas e cheios de desejos impossíveis, os quais são parcialmente resolvidos pela ânsia dos pais de conter a sua ineficiência com presentinhos de consolo.
Tive uma educação bem diferente da que vejo hoje e recebi os mais rígidos controles que alguém poderia esperar dos pais. Sempre fui uma criança quieta, mas sempre gostei de descobrir o mundo, de conhecer aquilo que não era muito comum e isso fazia com que muitas vezes eu sofresse uma correção verbal ou quem sabe dolorosa, das quais me lembro e não tenho mágoas.
A verdade é que o aprendizado da educação vem do exemplo e isso meus pais e educadores me ofereceram de sobra, já que sempre tive padrões castos de vida e educação rígida nas escolas que passei, onde o horário, respeito e regras bem definidas me faziam perceber que o mundo não é tão solto assim e que para interagirmos bem com tudo e com todos, temos que saber onde estamos pisando e como cada coisa ocupa o seu tempo e espaço.
A falta de educação começa a existir quando perdemos a noção do mundo, das pessoas e de como podemos interagir com elas. Se temos incapacidade de sermos controlados nas nossas ações, teremos muitas chances de desenvolver uma péssima educação, onde não iremos saber ao certo o que nos favorece ou desmerece o nosso próximo.
Sabendo como agir e como progredir, poderemos ser pessoas bem mais educadas do que somos e a capacidade de evoluir não será ofuscada pelas mudanças do mundo que nem sempre são benéficas e nos mostram coisas boas. O mundo evolui, mas a educação parece que está indo a passos lentos e na contramão da evolução humana.
Evoluir é respeitar o próximo e isso tem pouca existência hoje em dia, onde cada um acha que é rei e pode dominar o mundo da forma que desejar e achar melhor. O reinado deve ser da sabedoria e não da falta de educação.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...