domingo, 6 de março de 2011

Papangus

Hoje vamos sair um pouco do Recife e viajar até Bezerros, onde temos a oportunidade de desfrutar de um dos carnavais mais lindos e coloridos do Estado de Pernambuco. Os Papangus com toda a sua beleza, mostram que um pouco de Veneza está aqui, mas com o nosso diferencial, que é a descontração e originalidade.
Em 2008 registrei esta foto na cidade de Bezerros e pude comprovar a simpatia dos Papangus que enfeitam as ruas da cidade e fazem do domingo de carnaval um dia especial e diferente para todos. É um carnaval tranquilo, onde as pessoas brincam descontraídas e sem a preocupação das aglomerações que geralmente acontecem neste período do ano. A eleição dos melhores Papangus é feita na praça pública e os desfiles contemplam originalidade e luxo. Perfeição em cada detalhe.
Bom mesmo é acompanhar os desfiles que acontecem e notar que cada um de nós também é um Papangu, pois usamos as mais variadas máscaras não só no carnaval, mas também nos nossos dias comuns. Quantas pessoas não deixam de fazer o que gostam para ficarem aprisionadas em sentimentos e atitudes que não combinam com a sua personalidade e fazem deles seres cada vez mais infelizes e sem satisfação.
Seja simples ou mais elaborado, não importa, o universo dos Papangus é ilimitado e possibilita ao folião mostrar um pouco do que a sua mente iluminada é capaz de fazer. O nome Papangu nasceu da tradição de alguns mascarados saírem no carnaval, passando nas casas em busca do "angu", que é um prato bem nordestino. Daí o a junção de "papa" mais "angu". Papangu.
Bom domingo de carnaval.
Estou em Garanhuns, bem distante da folia e curtindo um pouco a minha família. A folia é com as minhas sobrinhas que não me deixam quieto um minuto. Vamos lá!!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...