quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Somos Crianças Tão Jovens...

O homem adulto pensa que sabe tudo, conhece tudo, mas não é bem assim...
Não passamos de crianças em tamanho exagerado e que não aprendemos o mínimo para sobreviver bem em matéria de sabedoria e convivência em sociedade. Estamos cada dia mais atolados em dívidas, mais insatisfeitos com a nossa carreira, menos estudiosos e menos conhecedores das verdades quase absolutas que o mundo tem, pois absoluto mesmo nada é.
Quando somos crianças, pensamos justamente que iremos saber disso tudo e que seremos capazes de lidar com as situações mais difíceis de maneira diferenciada, mas percebemos que muitas vezes ainda não conseguimos enxergar o mundo com os olhos de um adulto e terminamos ainda não sendo aqueles que deveriam aprender e repassar conhecimento. Se estamos tão aquém do ideal, por que ainda nos qualificamos como capazes e competentes e olhamos com desdém quando uma criança curiosa nos faz uma pergunta, que por muitas vezes é julgada pela nossa inteligência restrita como ordinária?
Ainda não aprendemos a ser adultos, pois estamos cada vez mais presos às amarras e receios do passado, da época em que éramos qualificados como crianças, quando na verdade nem tínhamos nascido para a realidade e para tudo que o mundo nos oferece e deixamos passar sem compromisso algum com o nosso desenvolvimento, que muitas vezes só depende de uma pergunta besta da nossa parte, mas que fará grande diferença nas ações que iremos tomar.
Acreditamos com muita intensidade que somos capazes de tudo, mas esquecemos que a capacidade é fruto da prática, da criatividade, da percepção. Atributos que deixamos no bolso, fechados e mofando à espera de uma luz capaz de despertar em nós as melhores sensações e grandezas que possam existir. Não adianta se achar o tal, quando nem o "se" foi desenvolvido e ainda não se tornou "sou".
Sou de "Sou Capaz", "Sou Humilde", "Sou maleável", "Sou Homem de Fato".
Somos crianças jovens demais e incapazes de saber até o significado do que é ser adulto e ser criança, pois a confusão mental é tão grande que nos causa uma grande agonia na hora de juntar os pedaços e construir o que chamamos de vida adulta. Somos crianças quando  não aprendemos a conversar e a saber o que é melhor para as nossas vidas ou quando ficamos esperando que tudo aconteça como num passe de mágica ou até depositando nos outros uma responsabilidade que é só nossa e não deveria ser repassada para ninguém.
Somos imaturos demais para sermos crianças e se tivéssemos somente um pouco da liberdade que elas possuem, já saberíamos, pelo menos, o significado das palavras criança e adulto. Adulto pode ter uma criança dentro de si, mas se a criança jamais se tornar adulta, o problema é feio e compromete muito as nossas vidas.
Sejamos, então, adultos com alma de criança e façamos deste mundo um espaço bem melhor para ser vivido e aproveitado.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...