segunda-feira, 23 de maio de 2011

De-Vir, O Corpo como Instrumento

A companhia de dança cearense, Dita, mostrou ontem no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, De-Vir, um espetáculo extraordinário e cheio de técnica, quando três bailarinos e uma bailarina totalmente nus, mostraram as formas e mudanças que o nosso corpo pode ter, se for visto como um instrumento de mudança e de adaptação. Praticamente não há música durante a apresentação e os artistas garantem momentos únicos e inesquecíveis com muita técnica, conhecimento do seu próprio corpo e treino, pois realizar todas as ações do palco denotam muito cuidado e precisam ser amplamente estudadas para serem apresentadas ao público, para que as mesmas fossem apresentadas de forma bonita e sem causar nenhum espanto da plateia, já que num primeiro momento as pessoas poderiam ter uma reação adversa por causa dos corpos desnudos e em posições bem comprometedoras.
O espetáculo dura menos de uma hora e consegue mostrar neste pequeno espaço de tempo todas as informações necessárias para que possamos sentir como foi e como é a evolução no homem, junto ao seu corpo em movimento, mostrando imagens belas, estranhas, chocantes e calmantes. Tudo isso reunido num só contexto, onde cada nova aparição dos bailarinos vai solidificando a mensagem que era para ser deixada ao público.
Outro grande momento foi a apresentação no Teatro Luiz Mendonça, novo espaço das artes no Recife. Local com capacidade mediana, mas muito bem estruturado e requintado para abrigar as mais diferenciadas manifestações artísticas que a cidade possa receber. Gostei do espaço, embora não tenha achado muito bonita algumas formas estruturais no projeto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, já que a impressão que temos é que o prédio está inacabado e com a fachada disforme, precisando de reparos no seu reboco. Se a intenção foi deixar essa impressão, a meta foi atingida.
O Festival Palco Giratório, patrocinado pelo SESC, termina esta semana, mas fica a lembrança para os espectadores dos grandes momentos exibidos e da organização impecável do evento, que contou com companhias teatrais de várias partes do Brasil e ocupou todos os teatros da cidade e trouxe à população oportunidade de assistir, por um preço acessível, shows de grande destaque no cenário artístico.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...