sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Amor, Festa, Devoção...

Hoje foi o dia da apresentação do Show Amor, Festa, Devoção, da cantora Maria Bethânia, aqui no Recife.
A minha ida ao espetáculo foi, no mínimo, angustiante, pois peguei um engarrafamento do além na Estrada de Belém e quase não consigo chegar antes do início da apresentação da cantora. O pior é que estava com o ingresso de mais três amigos que lá aguardavam loucos da vida pensando que eu estivesse entrado no teatro sem eles.
Quando cheguei já havia tocado uma vez, anunciando que o início da apresentação estava próximo. Só deu tempo de encontrar o meu lugar e as luzes começaram a se apagar.
Depois de ter conseguido chegar, o pior aconteceu: minha máquina fotográfica pifou e não consegui tirar uma foto sequer do espetáculo que foi grandioso e contou com um repertório alegre e ao mesmo tempo romântico.
As músicas foram, na sua maioria, dos novos Cd's Tua e Encanteria e foi também uma grande prova de amor às pessoas e Santos que Bethânia mais admira.
O palco estava cheio de pétalas de rosas vermelhas para homenagear o amor e também à Santa Bárbara, da qual Bethânia é devota.
Havia um painel de rosas vermelhas iluminadas e as músicas mostravam todo o esplendor da cantora que foi muito bem recebida pelos recifenses. Foram dois figurinos e dois cenários para mostrar o real sentido das palavras Amor, Festa e Devoção.
O primeiro cenário era composto somente de rosas vermelhas e o segundo de painéis com imagens de Santos e Santas, das ruas e casarios de Santo Amaro da Purificação e das coisas que a cantora mais adora.
Bethânia mostrou seu amor por Dona Canô, por Dona Edith do Prato, pelo seu Pai, por Caetano, Por Santo Amaro da Purificação, pelos Violeiros e Compositores.
Falando em compositores, cantou Lenine, Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata, Zézé di Camargo, Roberto Carlos e outros.
Não faltaram as citações e o jeito especial que só Bethânia tem de se comportar no palco, com seus pés descalços e saltitantes.
Voltei para casa com as imagens na mente, mas não tive como registrar nada para guardar como lembrança daqueles momentos únicos e imperdíveis. Teatro lotado para aclamar a dama da nossa música brasileira.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...