domingo, 6 de outubro de 2013

Trilha Pedra da Gávea

Hoje realizei mais um passeio ecológico na cidade do Rio de Janeiro, visitando a Floresta da Tijuca e subindo até a Pedra da Gávea, através de uma escalaminhada que exige muito esforço e tem grandes dificuldades, principalmente para aqueles que não possuem experiência na área ou temem alturas grandiosas.
O local é bem visitado pelas pessoas e muitas fazem o caminho pela metade, já que em determinado momento temos que escalar a imensa pedra de granito que dá acesso ao topo e que possibilita uma visão de 360 graus da cidade do Rio de Janeiro, algo espetacular e que tem seu maior destaque em dias ensolarados.
Participaram da aventura apenas três pessoas e o nosso guia, pois como a semana foi de muita chuva na cidade, alguns desistiram de realizar o passeio, o que de certa forma foi bom pois ficamos mais à vontade em relação ao tempo e fizemos uma caminhada mais calma e sem muita pressa.
A subida demora três horas em média e conta com esforço constante nas pernas, já que temos elevações rochosas e também nas várias raízes que encontramos no caminho, aliás, foi isso que me chamou a atenção e deu para perceber como a área é rica em árvores grandiosas e antigas, fazendo com que naturalmente façam degraus das suas raízes e tornem a vida dos aventureiros mais segura.
Ainda bem que não choveu, pois ficaria complicado subir por alguns lugares com água devido a facilidade de escorregar e causar acidentes graves. Após um longo caminho por dentro da floresta, chegamos num local chamado de "carrasqueira" e que exige muita técnica e coragem dos participantes da aventura, uma vez que a sensação é de que vamos cair lá em baixo se algum passo for dado em vão e sem o devido cuidado.
Muitos desistem nesta fase do caminho...
Para não colocar a vida de ninguém em risco, usamos cordas e subimos escalando normalmente, mas apoiados e seguros porque em caso de algum escorregão, ficaríamos pendurados, mas não cairíamos de vez morro abaixo. Quando comecei a subir fiquei com muito medo, evitei olhar para trás e fiquei somente pensando como iria descer aquilo tudo novamente, já que nesta etapa o medo deveria ser bem maior e aliado ao cansaço, comprometeria também o nosso desempenho.
Lá em cima a sensação é de recompensa, pois a visão afasta totalmente o cansaço e nos faz perceber que toda a escalaminhada valeu a pena e cada olhar para a cidade e para as redondezas nos ajuda a ter forças e perceber que a natureza foi realmente muito boa com a cidade do Rio de Janeiro, deixando o município cheio de belezas naturais.
No total, foram 8 horas para ir e vir e muitos esforços foram realizados, mas que me mostraram uma parte bonita da cidade e que foge um pouco do urbanismo impactante e algumas vezes desordenado do município que cresce sempre e tem nas suas ruas vários canteiros de obras. Lá podemos ter uma visão ampla da Barra da Tijuca, bairro emergente e em constante crescimento, celeiro de grandes shoppings e empresariais.
A Pedra da Gávea é a maior formação rochosa de granito do mundo e tem muita natureza para ser vista e preservada. Ruim é perceber que ainda muitas pessoas jogam lixo no caminho e sujam as pedras com tinta, deixando as marcas do bicho homem, mal educado e sem consciência ambiental.
É um passeio grandioso, mas só aconselho realizar quem tiver espírito aventureiro e uma boa dose de coragem. Eu pensei em desistir em alguns momentos quando me deparei com o imenso paredão de pedra para ser escalado, mas como fazer jus ao meu esforço de sair de Pernambuco para ir ao Rio de Janeiro senão cumprindo o meu papel de aventureiro?
Subi e evitei pensar no medo e deu tudo certo. Nem sempre vencemos o medo, mas quando pudermos fazer isso, vale a pena tentar e seguir em frente, esperando pelas belas vitórias que sempre iremos encontrar.
Quem vai contar a história se não formos até o fim nas nossas realizações?
É bem melhor ter um frio na barriga e superar do que ficar pensando naquilo que poderíamos ter feito, causando uma sensação de frustração e derrota.
Vamos em frente...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...