domingo, 20 de maio de 2012

Tremeu Tudo

Que meus vizinhos me perdoem, mas desde ontem eu só escuto o novo CD da Gaby Amarantos nas alturas e isso é fruto da bela musicalidade e divertimento que ele tem, pois músicas antigas e novas ganharam arranjos eletrônicos e brejeiros e mostram o porquê desta artista estar sendo tão divulgada nas rádios e programas de tv.
Existe um motivo simples: Talento.
O estilo dela não é o meu favorito, mas não posso deixar de considerar a imensa contribuição musical que ela está nos trazendo e como o seu momento nacional demorou a acontecer, pois lá no Pará ela já era conhecida há tempos e suas músicas tocavam muito na região.
Vamos analisar o CD desde o início e veremos as suas qualidades, pois ela trouxe a música "Xirley", que inicialmente foi cantada por Zé Cafofinho e suas Correntes no CD que lançou em 2009. Enquanto este, que é o autor da música, a deixou descompassada e sem muito ritmo, Gaby renovou totalmente a música e fez com que ela ficasse atrativa e abrisse o CD com um "Chá de Calcinha" que não tem tamanho.
Eita caldo bom...
Logo após, veio a "Beba Doida", que é engraçada e mostra as loucuras de uma mulher que passa do ponto na hora da bebida. "Ex Mai Love" é a mais conhecida, sendo até tema da abertura da novela das sete. Um clássico brega, em ritmo alucinante e dançante e que vale bem mais que R$ 1,99.
A lambada é lembrada fielmente na música "Suingue Latino" e isso faz com que qualquer um dance muito e tenha muitas lembranças da época em que este ritmo tomava conta do mundo. O improvável acontece quando Fernanda Takai aparece para cantar "Pimenta com Sal" e com isso fazer uma participação especialíssima na faixa, onde as vozes das cantoras se contrastam, mas se complementam, Enquanto Gaby tem voz forte, Fernanda tem leveza. Realmente a branca e a preta se complementaram.
A música "Vem me Amar" veio direto do repertório do Alípio Martins que teve sua música renovada e obtendo um resultado espetacular. Sempre escutava esta música numa zona de prostituição lá em Garanhuns e era a pedida mais constante das putas que cantavam para os homens que passavam nas ruas. Era criança e lembro disso, pois a Rua da Madeira ficava perto da Boa vista, bairro onde morava.
A rua ainda existe, mas as putas estão soltas no mundo e mais adaptada à sociedade.
Zezé di Camargo teve sua música "Coração está em Pedaços" adaptada para a versão tecnobrega e ficou o máximo. Demorei um pouco para lembrar que era dele e acho que agora está bem melhor e menos dramática.
Até Thalma de Freitas e Iará Rennó, compositoras da MPB mais clássica emprestaram uma música ao trabalho e a faixa "Chuva" é uma das mais lindas e poéticas e fala de um  amor que deseja a chuva para ter nos braços a pessoa amada.
Gaby fez tremer tudo e o seu álbum já está nas lojas; bem produzido, bem arranjado, com preço extremamente popular e com encarte bonito e bem diferenciado.
A capa pode parecer uma afronta para alguns, mas para mim representa a forma que a cantora encontrou para metralhar a hipocrisia musical que o Brasil ainda tem e mostrar para todos nós que a música popular não tem nada a ver com baixaria. Ele representa a alegria que todos nós devemos ter e suas canções estão aí para nos mostrar isso.
Recomendo a audição e a diversão...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...