sexta-feira, 18 de abril de 2014

Coisas da China

Quando pegamos um produto para ver a procedência, sempre encontramos a escrita "Made in China". É uma doença que toma conta dos diversos produtos que consumimos e que fazem parte do nosso cotidiano sem que muitas vezes tenhamos esta percepção. A qualidade nem sempre é o forte destes itens, embora possamos encontrar alguns de qualidade fabricados no país dos homens dos olhos puxadinhos e mal educados, pois quem já foi até a alguma loja de um chinês saberá o que estou falando.
Eles não possuem paciência para nada e acham que temos que levar o produto do jeito que está, sem escolher ou questionar nada. Se brincar eles tomam da sua mão a compra e ainda o expulsam da loja. Nem tudo é bonitinho nos itens que são fabricados na China e muitos deles são bregas de doer, com prazo de validade de alguns dias, somente. É incrível como as coisas são feitas com o intuito de não durarem nada ou apresentarem mil defeitos ao primeiro olhar. 
Sempre que vejo algo com a inscrição "Made in China" sinto um calafrio e imagino se o produto que estou comprando é ou não uma roubada. Já percebi isso em alguns sapatos que comprei ou em máquinas fotográficas que apresentaram defeitos após alguns usos, mesmo sendo estas de uma marca famosa e conceituada, já que além de fabricar o que não presta, a China também é usada para terceirizar as linhas de produção de muitas indústrias conhecidas e que tentam baratear os seus custos usando os trabalhadores daquele país, onde as margens de lucro se tornam maiores e possibilitam uma maior abrangência no mercado.
Era bom que este aspecto fosse visto nos preços, mas geralmente só encontramos produtos baratos naqueles de má qualidade, mas com muito apelo comercial, principalmente para as crianças, já que a quantidade de brinquedos e eletrônicos é uma febre. É bom ficar atento a tudo e não achar somente que os produtos vindo da China são ruins, pois os de outros países também apresentam esta doença. Hoje a qualidade deu espaço aos custos de produção barateados, nem que isso reflita num produto de pouca vida útil, cheio de imperfeições, e que apresente mau funcionamento em pouco tempo de uso.
O texto de hoje foi inspirado no cachorrinho da foto, um exemplar chinês legítimo e de pouca qualidade. Minha sobrinha chorou até ganhar o danadinho e vendo ele ligado tive a impressão dele ser um boneco de um filme de terror, já que quando está funcionando emite um som estranho, seguido de um latido e com duas luzes verdes nos olhos, lindamente adornados por um óculos de sol em formato de coração. Como se isso fosse pouco, a roupa dele é de paetês, combinando com o chapéu num lindo modelito fashion "Made in China".

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...