quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Humor em Baixa

Em alguns dias, o nosso humor está abaixo do normal e nem sabemos ao certo o que aconteceu para que isso fosse motivado, sendo esta uma das nossas maiores aflições, pois quando sabemos exatamente o que deu origem ao fato, ficamos mais certos de como agir e conseguimos, assim, resolver tudo com mais calma e confiança.
Angústia motivada é bem mais fácil de ser tratada, embora seus efeitos nocivos sejam os mesmos de uma angústia velada e sem sentido aparente. A sensação de aperto no peito, falta de ânimo, irritação e desapego às pessoas é enorme e terminamos ficando com uma vontade imensa de dormir e se isolar do mundo e de tudo que ele possa nos proporcionar.
A paciência é a maior prejudicada e terminamos passando para as pessoas que nos cercam um pouco disso, causando certos atritos que em momentos normais não seriam vivenciados, pois estaríamos totalmente livres das sensações que inundam o nosso peito e fazem com que a vontade de chorar seja algo bem presente e sem contenção.
E quando não conseguimos chorar?
Pior ainda.
O choro é um desabafo, uma forma de colocar para fora tudo que sentimos e que não está nos causando nenhum bem, seja pelo sofrimento ou pela dor. Ele é uma válvula de escape que nos coloca em uma situação melhor e permite que uma sensação muito forte possa ser atenuada, nos possibilitando uma forma diferenciada de continuar vivendo e nos sentindo mais fortes diante de tudo que iremos ainda enfrentar e que precisa da nossa dedicação e sabedoria.
Para continuarmos firmes na caminhada da vida, precisamos diariamente unir as forças que nem sempre temos e com elas realizar ótimas melhorias no nosso humor, edificando sempre o nosso perfil e com ele perceber que nem tudo é tão perfeito quanto imaginamos e nem somos tão fortes assim em todos os momentos da vida.
Muitas ações podem nos ajudar e por isso devemos buscar estas alternativas diárias para melhorar cada dia mais as nossas defesas contra o mal humor e a depressão, que vem logo após um período mal tratado de sensações inexplicáveis. A falta de compromisso com Deus, o estresse, a ausência de divertimento, o relacionamento com pessoas improdutivas, a falta de cuidado com nós mesmos, uma alimentação inadequada e tantos outros motivos podem nos remeter a um caos de sentimentos e sensações e pode nos mostrar caminhos ruins e que não desejaríamos seguir se estivéssemos com um preparo maior no nosso ânimo e espírito.
Tratar cada hipótese dessas que citei é um passo, um caminho...
Não resolve tudo, mas ajuda muito.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...