terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sem Nenhuma Gentileza

As obras do Profeta Gentileza, que ficam na Avenida Brasil, bem na entrada do Rio de Janeiro, representam o pensamento de uma pessoa que só buscava a paz e teve, após o seu falecimento, o reconhecimento cultural que merecia, tendo as suas obras restauradas, após anos de descaso. O que ainda impede que este fato se torne uma realidade maior e mais conhecida da população é a área onde estão instaladas as obras, pois o difícil acesso e a periculosidade dificultam a visitação e a contemplação de uma forma mais calma e serena.
Os viadutos que abrigam as pinturas ficam numa área pouco habitada da cidade, pois na área, além das obras do Projeto Porto Maravilha, encontramos dois cemitérios e muitos moradores de rua. É uma pena realmente ter um acervo cultural daquele porte em um local tão inadequado.
Ninguém visita a área com frequência e isso é motivado pela desolação que o local possui. Ainda bem que existem algumas pinturas próximas à Rodoviária Novo Rio, pois assim pude fotografar algumas. Não tive coragem de ir mais longe e investigar outras pinturas, pois em determinados momentos me senti só e isso me fez temer pelos pertences que carregava e também pela minha volta para o Recife naquele dia.
Não é só no Rio de Janeiro que encontramos obras assim e muitos locais que deveriam ser bem visitados e melhor valorizados, terminam ficando no esquecimento e sendo alvo de vandalismo por aqueles que não conhecem o valor da arte e das intenções benéficas que cada obra possui.
Em Salvador, por exemplo, o MAM, Museu de Arte Moderna, fica numa área perigosa, em baixo de um viaduto que possui uma favela grandiosa e perigosa. Chegar lá exige dedicação e coragem, ainda mais se formos à pé, pois até os ônibus circulam pouco pela área.
Não é o caso da Avenida Brasil, que possui tráfego intenso de ônibus e carros, mas poucas paradas que realmente oferecem conforto e segurança a quem circula por lá. Não sei se isso ficou agravado porque estive lá num dia de domingo, mas a impressão de abandono não deve ser muito diferente nos dias de semana, pois o comércio por lá é raro, sendo mais comum o uso de galpões para depósitos e também para a instalação da Cidade do Samba, que nesta época se transforma num samba de uma nota só.
As obras do Profeta Gentileza esbanjam simplicidade, mas mesmo assim cumprem o seu propósito de levar as palavras de amor e fé às pessoas. O local, a porta de entrada da cidade, pode até estar sendo um empecilho para a visitação, mas certamente na cabeça do artista as intenções foram as melhores, já que a ideia foi destinar aos que chagavam à cidade um pouco do amor que ele carregava no seu coração e que não se cansava de propagar. Seu legado é visto em muitos outros lugares e as réplicas das suas obras estão em bolsas, cangas, objetos de decoração e tantos outros artigos que encontramos na lojas.
Gostaria de ter encontrado a essência da gentileza nas obras que vi expostas na Avenida Brasil, mas da forma como se encontram, sem cuidado, sem iluminação, sem um bom acesso, se tornam uma afronta ao propósito que deveriam ter. Espero que as obras que estão sendo feitas na área, contemplem o espaço e façam um bem ao que só nos traz bons pensamentos, nos mostrando que atitudes bem realizadas são eternas e independente das adversidades são vistas e admiradas por muitos. Fiquei feliz por ter visitado o local, mesmo não sendo da forma como queria. As obras do Gentileza sempre me despertaram a curiosidade, pois carregam dentro de si a força de um homem que foi incansável nas suas palavras e na forma de divulgar ao mundo a representação maior do amor e das vivências humanas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...