domingo, 27 de março de 2011

Elza Negra

Esta semana tive a oportunidade de baixar completamente a caixa Negra, com todos os Cd's antigos da Elza Soares, que vão da década de 60 a 80. São 24 álbuns com muito samba de raiz e mostrando a cantora na sua melhor fase, com uma voz inconfundível e cheia de personalidade.
A internet nos possibilita essas alegrias e utilidades, pois esta caixa está esgotada há algum tempo na gravadora, sendo vista como um item indispensável para qualquer admirador da cantora, como eu. Cada CD vai mostrando um pouco do talento desta artista que teve uma carreira de grande sucesso e hoje está mais contida, mas mesmo assim muito querida por todos.
Seu último show, que foi o "Beba-me", teve um pouco da essência desta coleção, só que os sambas vieram com uma roupagem nova, moderna, elétrica. As músicas gravadas nos álbuns antigos resgatavam o acompanhamento das orquestras e dispensavam a maioria dos efeitos sonoros que hoje utilizamos nas gravações.
Há a fase dos samba melódico, do samba carnavalesco, do samba dos terreiros... Elza teve todas elas e soube como ninguém registrar trabalhos grandiosos para que pudessem ser escutados hoje e vistos com tanta atualidade, já que todos eles foram remasterizados e deixados com qualidade digital. Esta foi a minha trilha sonora desta semana e por isso gostaria de dividir um pouco das boas sensações que tive escutando esta competente e eficaz cantora da nossa música brasileira.
Como diz o documentário que foi feito em sua homenagem: Elza é foda!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...