segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Baía Cheia de Formosura

O município de Baía Formosa, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, tem uma beleza singular e recebe muitos visitantes que desfrutam das suas praias e dunas. A maioria delas é deserta e a mais movimentada é a Praia do Porto, onde fica a colônia de pescadores e o movimento maior de pousadas e restaurantes. É o local mais adequado para uma hospedagem, mas o mais impróprio para o deleite da natureza, uma vez que a movimentação de pessoas é intensa, além da grande concentração de casas de veraneio, que terminam deixando a paisagem muito carregada e desordenada. A prefeitura deveria cuidar mais destra área, pois as próprias pessoas que vivem dali, como os pescadores e comerciantes, deixam o local sujo e cheio de resíduos que agridem o meio ambiente.
Meu dia começou cedo e fui caminhar na beira mar com o intuito de registrar as imagens do local. Terminei interagindo com o movimento dos pescadores que chegavam com as jangadas carregadas de peixes dos mais variados tipos, sendo o mais comum deles o Albacora, que tem até um festival gastronômico no calendário de eventos da cidade. O mercado de peixes fica movimentado e as pessoas podem comprar todas as espécies oferecidas, inteiras ou já tratadas, por um preço bom e com um gostinho saudável. A praticidade em lidar com escamas e facões impressiona e faz dos pescadores exímios cortadores de peixe. As pessoas se aglomeram e buscam comprar o que podem, seja para consumir nas suas casas ou para revender. Não há limitação na oferta e tudo é generosamente vendido em quantidades bem significativas.
Depois deste momento, partimos para um passeio de “Buggy” pelas praias, onde conhecemos o Farol, A Praia dos Golfinhos, a Vila de Sagi, que dá nome a uma praia bonita e que possui algumas dunas que dividem o rio e mar. Nesta vila pudemos desfrutar de uma das especiarias mais apreciadas na região, que é o caranguejo e o pirão. Um deleite que foi servido bem temperado, quente e com sabor único.
Passamos por uma cachaçaria que oferecia a bebida em vários sabores, cada um com o seu aroma e sabor. Provei dois, o de banana e o de erva-doce com mel. A cachaça de banana era fortíssima e com sabor seco, já a de erva-doce e mel era mais suave e adocicada. Aprovei a segunda.
Nosso passeio nos mostrou belas paisagens, piscinas naturais, torres de energia eólica e alguns rios de águas claras para que pudéssemos tomar um banho e amenizar o calor que estava intenso durante todo o dia. Estava na safra de Manga e onde chegávamos, a fruta era dada de graça. Provei uma delas e o sabor estava delicioso, bem doce.
Gostei muito do que vi em Baía Formosa, mas espero que a prefeitura local possa dar mais atenção aos locais de visitação, pois o uso indevido, por pessoas mal educadas, termina deixando algumas áreas cheias de resíduos e comprometendo toda a formosura da área. Apesar disso, tudo ainda é bem selvagem e merece destaque na nossa lembrança. Um local para ser visitado e contemplado de forma serena, sem pressa nenhuma.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...