quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Maniqueísmo

O bem e o mal dividem o mesmo espaço e cada dia percebemos que um não vive sem o outro...
É bem provável que encontremos na nossa vida muitas pessoas boas, mas sem as nocivas jamais saberemos entender o que realmente a vida é, com todos os seus interesses e configurações. Nem só de bondade vive o mundo.
Tudo precisa ser vivenciado por nós e a convivência, mesmo que indesejada, com pessoas ruins nos faz entender o nosso papel e saber ajustar também a nossa capacidade e ética diante de tudo que encontramos. É através das pessoas boas e ruins que visualizamos o que queremos para nós ou não.
Muitas vezes juntamos um pouco destas duas características e nos tornamos bons, mas nem tanto...
Ou ruins, mas com pitadas de bondade...
Se todos os dias só nos deparássemos com pessoas branquinhas demais, não veríamos o lado negro de algumas outras e nem perceberíamos como a personalidade muda de acordo com as pessoas que vamos encontrando, pois em alguns momentos fica até difícil acreditar que possam ser tão maléficas e cheias de tempestividades a ponto de nos acometer em alguns momentos e nos fazer ficar tristes por alguma situação que foi vivenciada e que terá ainda que ser enfrentada devido às circunstâncias que a vida nos mostra.
Não é à toa que o bem e o mal estão retratados pela cor branca e preta, mas isso não é padrão, pois encontramos pessoas aparentemente boazinhas com alma da cor de urubu e pessoas aparentemente nefastas com alma cristalina e transparente de tão branquinha. Tudo depende do conhecimento.
Para entendermos melhor o mecanismo das bondades e maldades, precisamos urgentemente aprender a olhar as pessoas de maneira investigativa, nem que isso se torne exaustivo em alguns momentos porque nada é mais desgastante do que ficar realizando um papel de psicanalista quando nem sabemos o tipo de doido que está ao nosso lado, nem tão pouco o mal que ele traz no coração. Se de um lado todos temos um coração igual, do mesmo material, e que corre sangue para todo o corpo, de outro temos pessoas que são capazes de fazer com que este líquido precioso seja levado de forma desordenada, causando muito males e deixando a nossa bomba muscular bater descompassada e sem chances muitas vezes de reverter o mal que foi causado.
Não temos como fugir do bem e do mal...
Esperar que tudo seja bom é ilusão.
Esperar que tudo seja sempre ruim é pessimismo.
Temos que esperar que tudo seja cinza, que é a mistura do branco e do preto. Aos poucos vamos clareando ou escurecendo, de acordo com as interferências brancas e pretas que vamos recebendo e que fazem com que o bem ou o mal prevaleça.
Não custa tentar...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...