sexta-feira, 28 de junho de 2013

Palácio Museu Olímpio Campos

A Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, abriga o Palácio Museu Olímpio Campos, que foi sede do Governo do Estado e hoje mostra a sua história para os visitantes que passam pela capital sergipana. Cada espaço retrata a época que foi construído e conta com um mobiliário rico e diversificado, onde os detalhes e o requinte contam a história do Estado e de todos os seus governantes.
A visitação acontece todos os dias, exceto feriados, e conta com monitor para explicar tudo e deixar o visitante informado de todos os detalhes do passeio que dura aproximadamente uma hora e passa por todos os cômodos, os quais possuem pinturas, teto e chão cheios de detalhes e feitos com materiais nobres.
As pinturas no teto e luminárias também são destaque e podem ser percebidas com riqueza de detalhes, assim como a maquete que existe no local e que mostra o centro da cidade em formato de jogo de damas, com ruas e avenidas retas e planas.
O espaço se tornou museu em 2010 e ainda recebe autoridades para que realizem atividades nas suas dependências, só que de forma restrita e com muita cautela para que nada seja danificado. Alguns móveis são grandes e pesados, feitos com madeira de primeira qualidade e com detalhes únicos. A sala de jantar possui uma grande extensão, sendo feita de uma única árvore, o que a torna ainda mais especial.
Os aposentos mostram os detalhes de época para homens e mulheres e as diferenças que cada quarto adotava. Andar por lá é possível somente com os pés protegidos para que o chão de madeira não seja riscado e nem acumule sujeiras, pois com a visita constante das pessoas, os devidos cuidados devem ser tomados para que o espaço não fique desgastado e precise de reparos constantes.
Não é possível registrar fotos do interior do museu, devido ao grande valor histórico e também para conservar as pinturas e obras que lá existem e que podem gerar a cobiça de muitos.
Eu gostei muito do passeio e recomendo. É uma aula de história e vale a pena se informar de tantos fatos que fizeram parte da história do Estado de Sergipe e que muito engrandecem a nossa história. Anotem este passeio na próxima visita à cidade de Aracaju.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...