quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cidade Favela

Estava conversando com duas amigas de trabalho e o assunto foi a beleza de algumas capitais do Nordeste e o estado de depreciação que se encontra o Recife. Sabemos que a cidade é grande e para ser cuidada e depende de muita atenção e investimentos, mas bem que poderiam melhorar um pouco a sua aparência. A prefeitura poderia contribuir mais para isso e os habitantes deveriam ser aliados e não inimigos.
No Carnaval foram gastos milhões com uma ornamentação que durou 04 dias e todo esse dinheiro poderia ser revertido para obras de manutenção das praças e avenidas que se encontram em uma situação que requer cuidados maiores. Um exemplo claro da falta de administração é o Parque Dona Lindu, que está com as obras quase paradas há mais de um ano e a única coisa que ele gerou até agora foi polêmica e muito descontentamento.
Se você for observar alguns cartões postais da cidade verá que estão virando albergues de mendigos e outdoor dos mais diversos tipos de panfletos e pixações.
Uma lei municipal deveria ser implantada e posta em vigor para multar severamente as empresas que fazem suas propagandas em lugares públicos de forma desordenada e quase marginal.
Será que essa lei já existe e não é posta em vigor? Não duvido nada.
O que não pode continuar são as aberrações que hoje encontramos pela cidade e, nós, acharmos isso normal.
Uma época em que a cidade estava linda e muito bem cuidada foi quando Jarbas Vasconcelos foi o prefeito do município. As ruas, pontes, avenidas e pontos turísticos eram bem cuidados e não se via tanta sujeira como hoje. O prefeito João Paulo poderia ter sido nomeado "O Rei das Passarelas" pois fez duas passarelas faraônicas que mal são usadas pelos pedestres. Comprovem observando as passarelas do Pina e de Joana Bezerra.
Lindas e sem muita utilização.
A do Pina parece uma nave espacial e a de Joana Bezerra uma ponte no melhor estilo inglês.
As obras devem ser para todos e beneficiar a cidade, tornando o Recife realmente lindo e cuidado. Não adianta fazer obras de grande vulto se o que a população precisa está bem além daquilo. Talvez seja mais fácil encher os olhos dos eleitores desatentos com obras assim do que com a melhoria dos canais, com o saneamento básico nos bairros mais necessitados, com a revitalização dos calçamentos, com a drenagem das águas pluviais...
Recife precisa respirar, mas antes disso precisa que seus administradores observem o óbvio e façam algo em prol do seu real desenvolvimento.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...