segunda-feira, 24 de março de 2014

Se Não Pode, Não Ofereça!

Oferecer serviços que jamais serão realizados conforme descrito é algo que virou moda hoje em dia e, principalmente, no setor público é que notamos este tipo de ação que só deixa de cabelo em pé quem precisa dos tais diferenciais que só existem no papel ou nos anúncios mentirosos que enganam a população e fazem com que fiquemos com a cara no chão, esperando por respostas que não aparecem ou quando existem nos deixam ainda mais irritados, pois da forma como é mostrado parece que os culpados somos nós.
Oferecer remédios de graça, com entrega em domicílio ou quem sabe atendimento com hora marcada não é algo muito fácil de acontecer, ainda mais quando a maioria da população necessita da saúde ou depende dos planos de saúde e postos médicos cada dia mais lotados e sem um atendimento adequado.
O único atendimento público que recebi e que foi pontual foi o recadastramento biométrico do sistema eleitoral, mas do resto sempre tive as minhas restrições, embora por alguns momentos eles possam me surpreender com os picos de eficiência e os declives acentuados de incapacidade.
Se para votar nos nossos representantes o atendimento é VIP, deveríamos ter o mesmo tratamento após as eleições. Seria uma retribuição da confiança que depositamos em vários políticos que fazem de conta que se preocupam com o Brasil que administram e terminam provando para todos nós a sua forma impiedosa de mentir e enganar.
Se não podemos oferecer algo é melhor não criar esperanças na população ou quem sabe realizar serviços mais básicos, mas que realmente funcionem e atendam a quem precisa. O necessitado não quer saber se o remédio dele pode ser levado em casa, ele quer ter o remédio. O doente não quer prioridade no atendimento, mas sim a existência deste. Padecemos de um mal que é o descaso e sempre achamos que tudo deve ser assim mesmo ou está bom porque é público. Nada disso. 
A população precisa cobrar os seus direitos corretamente, mas fazer a sua parte também. Não adianta pedirmos algo se não temos evidências da nossa necessidade e brigar por direitos se ainda nem os conquistamos. Jamais poderemos oferecer amor se dentro de nós ele não existe ou quem sabe a compaixão se não sabemos olhar do lado.
O exemplo dos serviços públicos se aplica a todos nós e devemos perceber isso também na rede privada, pois mesmo pagando estamos recebendo os piores resultados nos serviços oferecidos, especialmente daqueles que são especializados e fazem do seu ofício uma forma de escravidão, onde deixam as pessoas aprisionadas da sua ineficiência e também da sua falta de compromisso. 
Nada é de graça totalmente. Se o serviço público oferece isso ou aquilo à população é porque impostos foram arrecadados e se as empresas particulares cobram cada dia mais caro é porque estamos consumindo e pagando os abusos ofertados. 
Não ofereça rosas se os espinhos são mais presentes. O perfume pode feder e a situação ficar feia...
Transforme as sobras em algo realmente construtivo. Tenho certeza que as mudanças serão grandiosas se estivermos vigilantes aos detalhes que nos rondam.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...