domingo, 11 de dezembro de 2011

Poder

Estava finalizando os episódios de Prison Break e fiquei impressionado com o final da série que mostra muita inteligência e planejamento de uma pessoa que usou todos os seus artifícios psicológicos em nome do amor que tinha a um irmão.
O poder criou todas as situações no seriado e nos faz acreditar que tudo na vida tem um preço para quem não valoriza os relacionamentos e só pensa em dinheiro e comando. Se a intenção é ter isso, vale a pena matar, deixar a família de lado, mentir, roubar, torturar, tudo...
Quem não tem bons princípios termina confundindo poder com isso, mas na verdade o poder está bem mais além e deve ser nosso guia para nos mostrar os melhores caminhos a seguir e também a forma adequada de lidar com todas as oportunidades que a vida vai nos mostrando. Se for para ser poderoso, que seja de uma forma construtiva.
A busca incansável pela dominação foi mostrada em vários episódios, divididos em quatro temporadas, todas com muita adrenalina, fugas, mortes e muita, muita mentira. Impossível acontecer tudo aquilo na vida real e confesso que nesse ponto de vista achei a séria um pouco fantasiosa, já que mostrou acontecimentos demais para um conflito que muitas vezes parecia inexplicável.
Adorei a série e percebi que ela nos deixa uma lição: Não sabemos usar o nosso poder para o bem e sempre deixamos que a ganância e a falta de consideração e respeito ao próximo fale mais forte. Seria muito mais fácil usar todos os conhecimentos que o homem possui para o bem de todos, mas isso custaria barato demais e não faria com que poucos enriquecessem. deixando à deriva a maioria da sociedade. 
Se é para ter poder, que seja de uma forma agradável e não permitindo que isso tome conta de nós, sem nos deixar enxergar o óbvio e que é mais sadio para as nossas vidas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...