quinta-feira, 29 de março de 2012

Especialistas


Ontem vi a seguinte frase numa oficina de móveis: “ Especialista em todos os tipos de móveis em geral”.
Vamos com calma...
Algumas pessoas exageram na forma de falar e de explicar suas ações e confundem totalmente o que é muito fácil de ser entendido, seja por excesso de vontade de explicar o que já está bem claro ou por puro desconhecimento da língua portuguesa, que algumas vezes nos apronta pegadinhas deste tipo.
É comum nos depararmos com isso e acredito que ninguém tenha passado ileso das temíveis frases “subir para cima”, “descer para baixo”, “a nível de...”, “ambos os dois”, etc, etc, etc...
Especialistas são aqueles que fazem muito bem determinada atividade e são reconhecidos por isso, seja no campo profissional ou pessoal. A palavra especial denota unidade, algo que dificilmente é encontrado por aí. Então se o marceneiro é especialista em “todos os tipos de móveis em geral”, ele não possui diferencial algum, pois trabalha com várias modalidades e além disso não pode ser considerado um especialista de verdade.
Temos uma missão muito grande na nossa vida que é a busca incansável da eficácia, mas nem paramos para pensar que em alguns pontos temos que ser especialistas, mas em outros generalistas, pois nem sempre o mercado nos engole de forma adequada se passamos a vida toda realizando muito bem uma atividade e esquecemos de aprender as demais, não achando isso importante e devidamente influenciador para os nossos caminhos.
Devemos ser especialistas em detalhes, em trabalho benfeito, em responsabilidade, em pontualidade e em outros itens que definam a nossa personalidade e características pessoais, mas quando pensamos no que aprendemos e podemos realizar ou multiplicar, o que é mais válido é a forma como alargamos a nossa visão e com isso aprimoramos a forma de estarmos integrados à várias situações e atividades de uma forma confortável e que nos possibilite desenvolvimento pessoal e muita felicidade, pois a cada novo aprendizado que integramos às nossas vidas, conseguimos nos tornar pessoas melhores e especialistas no sucesso.
Sim, o sucesso deve ser a nossa especialidade maior.
Descuidar disso é algo ruim e compromete os nossos desígnios e influências, pois só precisamos de um pouco de comprometimento com o generalismo de atividades  para conseguirmos tudo que às vezes parece ser complicado e inacessível aos nossos olhos. Não podemos nos tornar marceneiros que não sabem qualificar exatamente as nossas qualidades e isso é algo que pode comprometer a escolha e nos fazer preteridos em algumas oportunidades que certamente fariam muita diferença nos nossos dias e nos trariam muita sabedoria para o resto da vida.
Em atividades precisamos ser generalistas, mas em qualidades a especialidade é primordial.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...