quarta-feira, 23 de maio de 2012

Boneco Sem Manual

Outro dia estava realizando uma prova na faculdade e o professor tomou uma atitude similar a que os concursos fazem, ou seja, colocou no início da prova um rol de instruções que falavam não só dos quesitos, mas também das atitudes dos alunos, como deixar de usar o celular, por exemplo. Em menos de cinco minutos, aconteceu de tudo e surgiram várias perguntas sobre o que já estava dito e bem explicado, fazendo com que o professor ficasse irritado e causando um pouco de transtorno na sala de aula.  
São situações assim que se tornam muito comuns e afetam as relações entre as pessoas e com os recursos disponíveis para o nosso entendimento.
As instruções e avisos estão por toda a parte e podem ser escritas ou visuais, quando usamos figuras para mostrar o impedimento ou atenção a alguns detalhes que devemos ter e por isso necessitam da nossa leitura e apreciação para que não venhamos a ter um constrangimento desnecessário em vários momentos da nossa vida. Todos nós temos dificuldade de ler instruções, porque é bem mais fácil escutá-la do que ter que interpretar uma resposta da nossa mente. A preguiça é a causadora disso e sempre é bem mais fácil ficarmos nos escorando nas pessoas do que buscando a informação para a nossa mente e também para o nosso sucesso, onde ficaremos cada vez mais esclarecidos e sem chances de errar.
Cada vez que acostumamos a nossa mente a pensar e a refletir sobre o que lemos, construímos a segurança necessária para as diversas decisões que iremos tomar e isso só nos ajuda em tudo, seja em que aspecto de vida for. Imagine uma pessoa que só pergunta no ambiente de trabalho, mesmo quando já sabe a resposta ou quando a informação está bem acessível em manuais ou legislação específica. É o caos para quem responde, pois tem a sensação de ser um livro ambulante ou um letreiro luminoso onde todas as informações brilham na testa e mostram as pessoas o que elas precisam saber.
A informação está para todos, mas nem todos ficam disponíveis para ela.
Essa é a verdade e faz parte do nosso cotidiano, pois se não estivermos cientes do que a captação da informação pode nos dar, ficaremos cada vez mais distantes do conhecimento e da sabedoria, pois alguns dados necessitam de alguma leitura e isso é uma prática que só depende da nossa atitude e também da nossa dedicação diária para conseguir bons resultados, sempre.
Não deixem as instruções passarem despercebidas e vamos fazer de tudo para que elas sejam cada dia mais efetivas em tudo que realizamos, pois quanto mais informações e instruções tivermos, seremos pessoas com menos dúvidas e com mais respostas sobre o mundo e também sobre nós mesmos. É chato às vezes ficar lendo um monte de informações que nem sempre explicam tudo o que queremos, de forma objetiva e certeira, mas ignorar esta acessibilidade ao mundo do esclarecimento é algo que não deve ser deixado para trás.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...