quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sossego

Hoje fui visitar aqui na Chapada Diamantina a Cachoeira do Sossego e as imagens que mais me remeteram a este nome foi as que captei das pessoas que encontrei no meio do caminho. As crianças na janela, algumas lavadeiras no rio, meninos brincando e um homem cortando fumo para fazer um cigarro.
O caminho para a cachoeira não é nada fácil e tivemos que pular muitas pedras para chegar até o local onde esta beleza natural se mostra para todos que enfrentam uma caminhada de 8 horas, ida e volta.
Metade deste caminho é feito nas margens do rio, andando sobre pedras irregulares ou quem sabe escalando alguns paredões para poder ultrapassar os locais de acesso mais difíceis. A queda de água é forte e as águas do local são muito frias, causando uma sensação térmica muito forte quando molhamos o nosso corpo cansado e quente de uma caminhada longa e feita sob o sol ameno, mas intenso.
Na volta passamos pelo Ribeirão do Meio, que é uma espécie de paredão, onde as pessoas descem escorregando e caem num poço de águas profundas e escuras.
Neste dia levei um tombo e machuquei os meus pés, além de ter rasgado a minha roupa quando escalava uma pedra alta e que exigiu de mim um esforço além da resistência do tecido que usava. Passei a maior parte da trilha com a calça rasgada, mas isso não me causou grandes problemas e segui em frente sem me preocupara com este atropelo de viagem.
O sossego foi meu guia e com isso consegui terminar a caminhada muito bem e satisfeito com o que vi.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...