quinta-feira, 22 de março de 2012

Recife Mutante

A cidade do Recife está cheia de projetos e todos eles visam o desenvolvimento da cidade, que nos últimos anos está vivendo um grande avanço em todas as áreas e isso tem refletido muito nos seus aspectos habitacionais, viários e comerciais. Os apartamentos estão caríssimos, os alugueis com preços salgados, as ruas intransitáveis e o comércio aquecido.
Num só ano estamos com várias construções em andamento e outras em projeto, tais como: A Via Mangue, Construção do Shopping RioMar, Ampliação dos Shoppings Boa Vista e Recife, Requalificação da Estrada da Batalha, Reforma e Construção dos Viadutos na Agamenon Magalhães, Novo Túnel no Derby, Revitalização dos Galpões do Recife Antigo, Museu do Luiz Gonzaga, Reforma do Terminal Marítimo de Passageiros, Construção de um Hotel de Luxo no Recife Antigo, Reforma da Avenida Conde da Boa Vista, Construção da Cidade da Copa, Novos Viadutos na PE15, Projeto Novo Recife, isso e aquilo, aquilo e isso.
São tantas mudanças ao mesmo tempo e todas previstas para acontecerem até a Copa de 2014, pois a cidade será sede de algumas equipes que disputarão o mundial. Na verdade, na minha opinião, só vejo com esperança de ficar realmente concretizado até esta data as obras oriundas da iniciativa privada, pois as que dependem do Governo estão a cada dia mais atrasadas ou ainda não iniciadas.
O Shopping RioMar é um exemplo disso e a sua construção está sempre em processo de evolução e tenho certeza absoluta que será inaugurada na data anunciada, que será 29 de Outubro de 2012. A parte da Via Mangue que passará em frente ao shopping certamente estará pronta, pois será uma forma de viabilizar o trânsito na área do Bairro do Pina, que já é complicado e caótico. O local onde o empreendimento está sendo construído é inusitado e literalmente é numa área de encontro entre o Rio e o Mar. É um projeto ousado, numa área que até pouco tempo atrás abrigava palafitas e casebres de madeira.
A revitalização do Cais José Estelita, no Recife Antigo, contará com um projeto audacioso e muito polêmico, pois as construções que irão ser feitas num terreno adquirido por três construtoras, ao preço de mais de R$ 50 milhões, irão obscurecer uma das visões mais lindas que o Recife possui e que mostra parte do Bairro de São José com todas as suas construções e igrejas antigas. Pelo projeto, mais de 10 grandes edifícios serão construídos no local e serão divididos entre residenciais e empresariais, com espaço para área de lazer e conveniência.
Os galpões do Recife Antigo serão todos revitalizados e darão espaço a cinemas, restaurantes, lojas de artesanato, centro de convenções, museu, terminal marítimo e outros atrativos que prometem afastar de vez com o mofo daquela área, criando uma utilização para um espaço que até então estava desprezado e com cara de abandono. Será a primeira vez em muitos anos que vejo um projeto tão grandioso para a área antiga da cidade, pois geralmente o que notamos é o seu desgaste e descaso, onde prédios antigos só servem para abrigo de mendigos.
O projeto que está causando mais polêmica é o da Avenida Agamenon Magalhães, pois irá gerar muita dor de cabeça a todos, pois as desapropriações e transtornos que serão causados com as obras farão, durante algum tempo, a diferença no cotidiano das pessoas que transitam por ali e que já passam apuros no trânsito infernal e complicado que existe na área.
A Via Mangue por sua vez não afetará ninguém, pois será construída numa área pantanosa onde existe água, muita água e as habitações que ainda resistem não são muitas. Será o alívio para todos que moram na zona sul e certamente aliviará o trânsito da Avenida Domingos Ferreira que não anda e complica a vida de todo mundo que precisa de um pouco mais de agilidade no retorno para casa.
A Cidade da Copa é grandiosa e abrigará residenciais, shopping, centro da lazer e empresariais.
Se eu fosse falar um pouco de cada projeto, certamente teria muito assunto para esta postagem, mas vou preferir ir falando aos poucos, de acordo com os acontecimentos e inaugurações.
Recife é mutante, sim.
Muda para melhorar as nossas vidas e para tornar mais atrativos os nossos dias e opções de divertimento, compras e lazer.
Que venham todas as mudanças e com elas os benefícios da evolução. Quem mora por aqui, espera o melhor para a cidade e tenho certeza que tudo fará muito bem aos Recifenses que estavam precisando deste momento diferenciado na sua história, pois por muito tempo só notávamos as outras capitais se desenvolverem enquanto o Recife ficava no esquecimento.
A situação vai mudar a partir de agora...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...