quarta-feira, 16 de março de 2011

Exaustão

Gosto que a minha cidade natal vire notícia, mas nesta semana os acontecimentos a transformaram em celebridade, mas de uma forma bem negativa, que foi a repercussão do assalto a uma farmácia, com tentativa de morte de uma empregada do estabelecimento e que culminou com a morte do assaltante.
Nunca vi Garanhuns ser tão falada, tão citada. Era como se toda a imprensa só tivesse esse assunto em pauta. Num instante todos os meios de comunicação estavam repletos de fotos, vídeos e comentários sobre o fato.
Blogs da cidade citavam e ilustravam passo a passo o acontecido e deixavam o fato ainda mais alarmoso. É claro que o assalto foi chocante, que comoveu, mas não vejo sadia a disseminação de notícias deste tipo, pois a impressão que tenho é que as pessoas só tem interesse na desgraça, nos acontecimentos ruins. Que fosse noticiado, mas dentro dos limites.
Pela primeira vez na minha vida, vi Garanhuns ser capa dos três jornais da capital e ser citada em todos os noticiários locais e regionais. Era uma conjunção de pessoas para falar de um tema só, como se aquilo tivesse real valia. O fato ocorreu e a ação policial foi correta para a situação, já que agiram com intenção de resguardar a vida de uma inocente e assim ocorreu.
Lembro-me do fato do assalto do ônibus no Rio de Janeiro, que até filme virou. Será que vão fazer uma versão pernambucana deste filme? É bem provável. Se hoje em dia é mais comum e vantajoso ter espaço na mídia com fatos que deveriam ter somente a exposição necessária, sem excessos, imagine se a atendente da farmácia tivesse sido morta...
Talvez nem tivesse sido enterrada ainda, pois acredito que caravanas do Brasil todo estariam em Garanhuns para presenciar o fato e lotar a cidade com muitos e muitos visitantes.
Não era assim que eu gostaria de ver minha cidade exposta e não era essa a melhor forma de anunciar um fato, pois se notarmos bem aumentamos a apologia a violência, ao crime e incentivamos a sociedade a ter os mesmos desejos de morte que foram despertados nas pessoas no momento do tiro fatal.
A Avenida Rui Barbosa ficou repleta de pessoas, todos vibraram como se fosse o acontecimento do ano. Os limites existem e acredito que seriam necessários em algumas situações, pois ficamos saturados com o excesso de informação sobre um fato único e ficamos até pensando se não está acontecendo nada mais de interessante pelo nosso Estado para ser informado.
Será que a exaustão sempre tem que ser a medida inexata das notícias ruins e que chamam a atenção de todos?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...