sábado, 16 de junho de 2012

Uma Pausa... Pense e Fale!

Um dos males do homem é tentar resolver um assunto ou falar algo sem antes entender o contexto geral da problemática que está inserido. Se utilizarmos a sabedoria descrita nos famosos macaquinhos que gesticulam com o “Ver”,“Ouvir” e “Calar”, saberemos resolver melhor os nossos equívocos e evitaremos muitos atropelos com as pessoas e também com os relacionamentos profissionais, pois num ambiente mais restrito como este é comum as pessoas falarem o que não devem.
Nem tudo que enxergamos e ouvimos merece ser falado e isso só deve ser feito quando há certeza absoluta dos fatos ou quando se tornar essencial para o nosso reconhecimento e atitude ética diante do que possa parecer obscuro ou pouco explicado.
Se recebemos uma solicitação dos nossos superiores ou colegas de trabalho, não cabe tentar resolver na pressa e sem esperar o momento certo de ter todas as informações para que a resposta seja precisa e confiante. Enviar informações erradas é um tiro no pé e compromete os passos seguintes que iremos dar na nossa carreira, além de desestruturar a nossa confiabilidade e imagem diante das pessoas.
Se temos dúvidas em algo, cabe uma pausa, uma reflexão e depois a resposta.
Esta pode ser escrita, falada, em gestos, não importa. O que vale é o retorno.
A resposta escrita é ideal quando muitas informações são necessárias para o entendimento e por isso uma planilha, um gráfico, um texto ou até a uma figura, ajudam muito no entendimento e claridade da absorção dos dados.
Ainda acho que um contato pessoal é mais interessante, mesmo que nos dias atuais as pessoas tenham se acostumado a lidar mais com o virtual do que com o real e terminem mantendo relações com as pessoas de forma fria e sem o calor humano de antigamente, onde o máximo que tínhamos era o telefone. Até com o advento do celular, as pessoas terminam se acostumando a passar mensagens e esquecem que a voz passa bem mais informações e sentimentos.
Muitas vezes acontecem situações que nos fazem perder a cabeça e com isso falar mais do que deveríamos e isso não é nada bom. Saber falar o correto, na medida exata é sabedoria que todos nós temos que aprender e praticar, pois dificilmente conseguiremos mudar uma formalização de pensamento que teve como base as nossas palavras incorretas e desencontradas. Alguns podem até entender que você estava de cabeça quente ou com raiva, mas outros irão misturar tudo isso ao que já possuem de incompleto nos seus corações e farão com que uma conversa que poderia terminar bem, se transforme num caos de reclamações e insatisfações.
Preste atenção ao detalhe e não resista a tentação de pensar sobre o que estiver falando.
Os resultados das ações corretas e bem planejadas só trarão frutos e não desavenças.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...