sexta-feira, 20 de junho de 2014

São João, Milho, Copa, Chuva...

Com tantos acontecimentos ao mesmo tempo, terminamos nem dando tanta prioridade a alguns deles e notando somente aqueles que são mais importantes para nós, embora todos eles façam parte da nossa rotina e precisem de um pouco da nossa atenção para se tornarem reais.
Em época de Junho, os festejos juninos reinam absolutos, mas neste ano a concorrência acirrada da Copa do Mundo fez com que os fogos de artifício fossem trocados pelo verde e amarelo das roupas enfeitadas dos torcedores. Até as bandeirinhas que enfeitam as casas estão nacionalistas, chamando o forró bem rasgado em ritmo de bola rolando no campo. É engraçado tudo isso e basta perceber que outros eventos próximos ficam obscurecidos e quase ninguém fala deles, como é o caso da Fenearte e do Festival de Inverno de Garanhuns, que nesta época já estavam com a programação sendo divulgada e sendo alvo de muitos rumores. Até agora, nada...
Acontecimentos demais fazem com que esqueçamos alguns detalhes ou até percamos um pouco a noção do que realmente precisa ser notado, atirando para todos os lados sem saber ao certo o que é mais importante e que merece um espaço na nossa agenda concorridíssima e cheia de horários, muitas vezes atropelados e sem nos dar chances de cumprir todos.
É dessa forma que vamos observando as mudanças da cidade e cada evento que aparece, do mais simples ao mais elaborado, nos mostra que estamos em plena evolução na sociedade e muitas vezes dar conta de tudo isso é uma tarefa árdua e nem sempre possível, seja ao nosso esforço físico ou também aos nossos bolsos que sofrem um pouco com as despesas extras do período.
O divertimento acontece de todo jeito e não adianta torcer o nariz que todo mundo termina dançando aquele forró, comendo um milho e suas variações ou quem sabe até assistindo aos jogos da Copa do Mundo com aqueles petiscos bem característicos da estação. Não importa, o que vale é a boa sensação de estar vibrando com tudo isso numa época que sempre traz boas lembranças para o nordestino, já que as suas raízes culturais são bem características dessas tradições e conseguem ser mais fortes a cada ano, já que vão surgindo muitos admiradores de todas as partes do Brasil e do Mundo.
A mistura é total e nosso coração fica dividido com tudo isso, ainda mais quando o forró marca o passo da quadrilha, digo, time de futebol e faz com que todos eles saiam para a roça, digo, campo, em busca do quentão, digo, bola, fazendo a festa quando a fogueira está acesa, digo, rede está rasgada pela bola quente dos chutes em forma de foguetes que animam as noites e dias do mês mais festivo do ano.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...