sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fundamental

Fernanda Takai retorna com um CD em parceria com o guitarrista Andy Summers, ex integrante da banda The Police, que ao contrário do que imaginava, é um trabalho suave e cheio de detalhes musicais que fazem qualquer um viajar nos arranjos e gostar ainda mais desta artista que tem voz inconfundível e encanta a todos com a sua maestria, seja sozinha ou na Banda Pato Fu.
Ela é imprevisível mesmo, pois quem a viu cantar com Gaby Amarantos, no CD Treme, a bela música "Pimenta com Sal" jamais poderia imaginar uma parceria tão inusitada, pois até o seu CD de estreia tinha um pouco do carimbó com a música "Sinha Pureza", que tanto foi cantada por Pinduca nos anos 80.
Pode-se ouvir em todas as músicas do CD Fundamental a presença marcante da guitarra, mas não de forma arranhada e forte. Ela se torna um encontro com o blues e a bossa nova e faz com que tudo soe muito sutil e diferenciado, pois a eletrônica, que é uma das características mais marcantes da Fernanda e do Pato Fu também estão presentes e fazem com que as músicas se tornem sinceros momentos de degustação musical com sabor de bis.
São 11 faixas, algumas em Português, outras em Inglês, mas a cantora se mostra competente nas duas versões e com uma sensibilidade ímpar nos remete aos mais delirantes pensamentos com a sua voz aveludada e cheia de significado. Gostei muito da faixa "Falling From the Blue", embora a música que dá nome  ao CD seja indispensável para que possamos entender o sentido real deste trabalho fundamental para a música nacional e mundial.
Mais uma vez me encanto com a Fernanda Takai e espero que outros trabalhos solo possam vir, onde a criatividade e harmonia estejam presentes e façam dela cada vez mais uma das nossas grandes musas musicais. Ela é sofisticada sem ser abusada e sabe moldar perfeitamente os estilos e criar um somente seu, com a cara dela, somente dela.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...