quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Santa Quitéria das Freixeiras

Neste feriadão, em Garanhuns, visitei, após anos, o santuário de Santa Quitéria, no povoado de Freixeiras.
Freixeiras fica no município de São João, cidade vizinha à Garanhuns.
Comprovei novamente a fé das pessoas que ali vão depositar seus pedidos para a Santa e deixar um pedaço de algo que represente a sua devoção.
São velas, bonecos de madeira, fotografias, placas de agradecimento, roupas, tranças de cabelo, enfim, tudo que possa servir de símbolo para agradecer a devotada Santa Quitéria.
Na pequena praça há algumas barracas onde são vendidas lembrancinhas por preços um pouco superfaturados se formos observar o tamanho do povoado, que deve ter como uma das fontes de renda a devoção à Santa.
Algumas partes da casa onde estão abrigados os presentes oferecidos para Santa Quitéria, nos colocam medo pois as fotografias mostram pessoas doentes, mortas, mutiladas ou com deficiências graves. Há objetos antigos e as paredes já não suportam a grande quantidade de objetos levados para lá.
Assim como em Freixeiras, fazemos nossos santuários pessoais com objetos que temos carinho ou medo de nos desfazermos deles, achando que nossa felicidade dependerá disso.
A fé é que fará a diferença.
Não adianta ter a intenção, se a fé não bater mais forte no seu coração. Não há efeito maior que a certeza de um coração aberto para a crença e para o pensamento positivo. Gostei de rever o povoado e vi, com tristeza, que nada mudou e evoluiu nesses mais de vinte anos que não o visitava. Tudo estava como antes.
Parece que a fé por dias melhores e pela evolução da vida ficou concentrada no santuário de Santa Quitéria e não foi irradiada para as pessoas e para as habitações que ali existem. Até o acesso continua o mesmo, no barro.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...