segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Respeito

O respeito aos direitos individuais é algo que está se tornando uma prática e não uma imposição, pois a maioria das pessoas já entende que os pedestres, os ciclistas e os deficientes devem ser tratados com respeito e sem barreiras que impeçam a sua liberdade de ir e vir. Percebo isso nas ruas e ainda bem que aos poucos a sociedade vai mudando e entendendo que todos nós temos os mesmos direitos e que devem ser diariamente praticados, nem que seja nos pequenos detalhes.
Não temos ruas somente para carros loucos e desesperados, pilotados, na sua maioria, por pessoas sem estrutura e educação.
É terrível quando notamos um carro estacionado em local impróprio, uma loja ou avenida sem acessos para pessoas deficientes, bicicletas sendo atropeladas pelos carros, ônibus com escadas altas demais para pessoas com baixa estatura e tantos outros exemplos que ficariam cansativos se eu fosse enumerá-los.
Respeito é bom e todos nós gostamos, ainda mais quando este está relacionado ao nosso próprio desejo de melhoria ou quando afeta o nosso conforto. Muitas vezes nem percebemos que somos desrespeitosos com alguém, simplesmente porque esperamos que todos sejam iguais a nós ou que tenham as mesmas habilidades para transpor os obstáculos que os lugares nos apresentam.
Já parou para pensar quantos locais ficam inacessíveis para a maioria das pessoas, simplesmente porque não possuem capacidade suficiente para desbravá-los? Então nada melhor que facilitar a vida nas cidades e desta forma agregar mais valor aos espaços comuns, deixando todos com as mesmas possibilidades de conhecimento e aproveitamento.
É tão bom quando conseguimos andar tranquilamente pelas ruas sem o medo ou receio de encontrarmos obstáculos que nos imponham uma barreira ou nos façam desistir dos nossos objetivos mais presentes ou até futuros. Conhecer o mundo é algo maravilhoso e poder estar perto de cada lugar, captando a sua essência para junto de nós, não tem preço que pague.
Imagine podar isso de uma grande parcela da população?
Se temos meios de realizar boas ações, que façamos para o bem da sociedade e para que todos reconheçam de verdade o significado da palavra democracia e liberdade, pois não adianta termos isso bem estudado na escola e escrito nas leis se no cotidiano a prática é bem diferente e aflige todos nós.
Que nossa percepção esteja cada dia mais aguçada para estes aspectos tão essenciais da vida de cada um de nós, numa sociedade que não deixa de evoluir e sempre nos apresenta algo novo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...