domingo, 21 de novembro de 2010

Consciência Zero

Hoje fiz um passeio na Praia do Paiva e me deparei com duas realidades. Uma delas é que a praia é um paraíso tranquilo de águas limpas e sombra em abundância. A outra é que os visitantes não possuem nenhuma consciência ambiental e nem presevam o que Deus lhes deu de graça e para uso continuado.
A praia é muito deserta e por isso as pessoas precisam levar de casa os seus lanches e bebidas, pois lá não existem vendedores nem tão pouco barraquinhas. Até aí tudo bem, pois praia boa é assim mesmo, sem aquela agonia dos vendedores ambulantes. O ruim da história é que as pessoas vão deixando os restos do que consomem pelos locais por onde passam, sendo comum encontrarmos embaixo dos coqueiros muitos restos de consumação e que, na maioria das vezes, não são tão fáceis de serem deteriorados pelo meio ambiente, como é o caso do vidro, do metal e do plástico. Encontrei até uma lâmpada que poderia facilmente ser pisada por alguém e causar um estrago maior na saúde.
Um local tão bonito merece mais atenção de todos e para que seja sempre ideal para a visitação, precisa estar sempre limpo para o próximo visitante. É muito bom estar lá e a calmaria do local até nos deixa sonolento e aconselho sempre ir acompanhado para poder conversar e passar o tempo.
Tirei lindsas fotos do local, mas não pude deixar de registar a que ilustra a postagem de hoje, pois foi a que mais me chamou a atenção pelo imenso descuido que as pessoas possuem pelo que é seu. E o pior, agem como se nada estivesse errado, pois vi algumas pessoas comendo, bebendo e sujando o local de forma desatenciosa e sem preocupação com as gerações que virão.
É comum as pessoas reclamarem que isto está sujo, que aquilo está fora do lugar, mas elas próprias não enxergam que tudo isso teve motivação delas próprias e só irão ficar realmente perfeitas se assim permitirem.
Valeu o passeio, mas em outra oportunidade irei com alguém para conversar e para contemplar a paisagem. Sozinho foi bom, mas a sensação de solidão foi inevitável.
Não teve música no meu mp3 que desse jeito.

Imagens da Praia do Paiva


Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...