domingo, 22 de dezembro de 2013

Olho Aberto

A reforma do Parque das Esculturas, no Recife, nos faz ficar realmente de olhos abertos, pois as interferências que foram realizadas não melhoraram a mobilidade do local, apenas realizando alguns ajustes estéticos e de iluminação num local que precisa ter um acesso mais largo e oferecer aos visitantes que usam veículos uma melhor acessibilidade e tranquilidade na ida e na volta.
A escrita na pedra chama a atenção para a segurança do local, que antes era precária, mas agora conta com iluminação adequada e vigilância constante dos policiais, proporcionando mais segurança e fazendo com que o espaço se torne realmente um ponto turístico e não um ponto de encontro de marginais. Quando o local foi inaugurado, em 2000, poucas pessoas iam até lá, mas eu fui e pude perceber muitas situações ruins e muita gente se drogando e se prostituindo nas redondezas, já que ali era bem esquisito e escuro. Não era possível a visitação noturna devido a estas interferências e acho que quando foi idealizado, era para ser contemplado a partir do Marco Zero e não visitado de perto. Isso é tão notado, que somente nos últimos dois anos é que foi criado o costume de visitar o parque de barco, a partir das jangadas que saem do Recife Antigo. 
Notei que o local ainda está com cara de inacabado, ficando alguns detalhes para serem vistos, como os ajustes em algumas partes do chão e também a reposição de algumas esculturas que estão quebradas pela ação dos vândalos que não respeitam o patrimônio e a riqueza cultural que a cidade possui. Os mirantes que foram feitos para a contemplação do mar também ficaram muito bons e fazem com que o visitante possa ter um pouco mais da visão linda que a natureza nos proporciona naquela área. Uma limpeza nas margens do Rio Capibaribe, que encontra o mar naquela área, seria algo significativo para abrilhantar ainda mais a beleza do local, já que esvaziaria de vez aquele aspecto de abandono que algumas partes possuem. 
O Parque das Esculturas foi idealizado por Francisco Brennand e as suas obras gritam mais forte naquele canteiro que tem uma força imensa e mostra o Recife com toda a sua beleza. Que os ajustes sejam feitos e que o local seja sempre preservado, pois o seu desgaste é muito grande, seja pelo abandono da administração municipal ou pela maresia que termina deixando tudo muito opaco e sem vitalidade.
Abram os olhos, por favor, e deixem a estrada de acesso mais larga...
Tantas reformas e ninguém pensou nisso? Onde está a preocupação com a acessibilidade do local? 
Olhos abertos para os detalhes...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...