sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Despachos e Afins

Hoje, sexta-feira 13, é o dia oficial da "Mandiga Obrigatória", ou seja, o dia em que colocamos para fora todos os nossas rezas fortes para afastar o azar. As regras básicas são: evitar gatos pretos, não passar por baixo de escadas, usar um galhinho de arruda atrás da orelha, tomar um banho de sal grosso, desinfetar a casa com alfazema ou usar água benta para purificar aquilo que gostamos.
Brincadeiras à parte, não me ligo muito nessa história de azar no dia de hoje e sei que tudo não passa de crendices populares para criar um clima macumbístico aos nossos dias já tão afetados pelos olhos gordos da vida e aos sapos infames que nos aparecem com a boca costurada.
Vamos propor para o dia de hoje um despacho diferente: ao invés de ficarmos pensando na morte da cachorra por asfixia com a alfazema, vamos comer a galinha preta bem temperada para ignorar de vez com esse lero lero de historinhas sem fim sobre a sorte e o azar nas sextas-feiras 13.
Hoje tive um dia ótimo, abençoado e posso dizer que isso não tem nada a ver com a data e sim comigo mesmo. Faço dos meus dias momentos de alegria e minhas ações são direcionadas para quebrar todos os "trabalhinhos" improdutivos que possam estar rondando minha vida. Tenho corpo fechado para a tristeza e sempre penso positivamente para poder ter a cada dia mais iluminação na minha vida, seja em que aspecto for.
Seja qual for a sua crença, faça dela sua escada e não sua prisão.
Louve o que lhe parecer saudável e jamais esqueça de compartilhar os bons momentos com quem você ama.
Costure na boca do sapo o que não presta e deixe lá guardado para apodrecer e desaparecer de vez. Use os gatinhos pretos como enfeites e saiba que o charme que trazem está além da crença controversa sobre o azar.
O nosso azar e sorte dependem de nós e não dos amuletos e pretos velhos da vida. Cachimbo e fumo grosso neles...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...