quarta-feira, 16 de abril de 2014

Centro Histórico de João Pessoa

O Centro Histórico de João Pessoa é desconhecido pelas pessoas que residem na capital paraibana, pois a todos que perguntei onde ficava isso e aquilo me deparei com respostas vagas, descrentes. Uma mulher olhou para mim e disse: "Centro Histórico? Nunca vi isso por aqui." Olhe que ela estava vendendo seus espetinhos a menos de 1 km do que ela desconhecia totalmente. Desconhecemos muitas vezes o que temos em casa e isso é um mal enorme para muita gente, pois não conseguimos entender bem o significado das nossas ações porque não sabemos com o que podemos contar.
Eu fiquei perdido por alguns momentos, mas logo encontrei os locais que queria conhecer na parte mais antiga da cidade de João Pessoa e o que pude perceber é que lá é outro mundo, com aspecto de vila do interior e cheio de edificações lindas e bem conservadas. A cidade é bem explorada no litoral, mas ainda não tem uma abrangência muito grande nas suas áreas mais antigas e que falam da história da cidade.
Talvez isso seja o significado de tanta limpeza e conservação. É difícil encontrarmos lugares antigos bem conservados, até porque o tombamento de algumas áreas dificulta o trabalho de restauração, impondo muitas restrições e não trazendo muitas vezes os investimentos necessários para estas obras.
O centro da cidade de João Pessoa é a porta de entrada de toda essa riqueza cultural, escondida em igrejas antigas e muitos prédios históricos. O Parque Sólon de Lucena é o anfitrião de todos os atrativos que ficam esquecidos pela maioria dos turistas e que só precisam de um pouco de atenção para serem mais visitados. Talvez seja este o motivo da impecável limpeza das ruas e locais onde estão situados os prédios históricos, pois é perceptível o zelo e organização em todos os lugares. As igrejas estão bem conservadas, os casarios bem cuidados e as ruas limpas como se nenhum habitante morasse por ali, algo incomum em locais turísticos e em capitais com muita história para contar, como é o caso de João Pessoa.
Voltarei um dia para fazer o reconhecimento da área andando e registrando melhores instantes fotográficos, pois somente assim poderei conhecer tudo, sem ter que ficar me preocupando com o trânsito, mão única e dupla e com as intermináveis ruas que errei o caminho e terminei não encontrando tudo que queria.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...