domingo, 12 de maio de 2019

Trilha da Lagoa Azul

Uma antiga pedreira, que fica no município de Jaboatão dos Guararapes, hoje tem um potencial turístico para os aventureiros que procuram um espaço para fazer trilhas e conhecer a região, com toda a sua história e beleza. Este local é conhecido como Lagoa Azul, embora a água não seja nesta tonalidade e se aproxime mais do verde.
Começamos a caminhada no distrito de Muribeca dos Guararapes e lá encontramos duas igrejas bem antigas, embora apenas uma delas esteja funcionando. São datadas da época da colonização do Estado de Pernambuco e mostram para os visitantes como era um dos costumes da época, quando, após grandes batalhas, eram construídas igrejas para agradecer o feito aos Santos e Santas de devoção.
As igrejas possuem os nomes de Igreja do Rosário dos Pretos e Igreja do Rosário dos Brancos. Esta segunda foi construída quase duzentos anos antes da primeira e está em perfeito estado de conservação. Já a primeira, apesar de ser mais nova, está em ruínas e demonstra o descuido com o nosso patrimônio histórico.
Caminhamos por uns 5 km até chegar à Lagoa Azul e lá o cenário é bem interessante e dá para registrar algumas fotos legais, embora não tenha me arriscado nos esportes radicais lá oferecidos e nem no banho, já que não gosto de águas paradas e nem locais com muita profundidade. A parte mais rasa tem 16 metros e o espaço mais adequado para o banho das crianças é delimitado com algumas cordas.
Durante o caminho é possível observarmos a cidade de Jaboatão dos Guararapes e os bairros de Muribeca, Marcos Freire e ao longe Prazeres, o mais populoso e desenvolvido. Gostei do passeio porque conheci dois lugares que há algum tempo queria conhecer e por falta de oportunidade terminava sempre adiando.


















Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...