segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal Encantado

Garanhuns se vestiu mais uma vez para o Natal e ficou muito bonita. Há alguns anos que a cidade não tinha um investimento do tipo e terminava passando o período natalino sem muita empolgação e brilho. Neste ano, as principais praças e avenidas contaram com uma ornamentação organizada, na medida certa e que utilizou muitos materiais recicláveis na sua composição.
Isso reflete muito bem nas pessoas, pois percebemos as ruas movimentadas e todo mundo querendo registrar a beleza das luzes que enfeitam a cidade. Nada disso acontece por acaso e a prefeitura contou com o apoio de várias empresas e entidades para que tudo se tornasse real e fizesse a diferença neste final de ano. 
Senti falta somente de atrações na rua, como corais, teatro e dança. Há algumas programações no SESC, mas se fossem feitas em locais abertos, certamente chamariam mais a atenção do público. Um pastoril seria ideal, pois reflete muito os festejos da época e lembro que na minha infância sempre existia estas apresentações  no centro da cidade.
Hoje os festejos de Natal de Garanhuns mudaram muito, pois na minha época era tradição as pessoas irem para as ruas comemorar o Natal e Ano Novo, fazendo com que estas ficassem lotadas de gente e de atrações diversas, fossem elas musicais ou dos vários parques de diversão que encantavam a todos. 
Temos um tímido parque de diversões na Praça Guadalajara, mas nada comparado ao contexto de antes, já que naquela época as diversões eram para todos os gostos e bolsos e comemorar a data nas várias barracas montadas na Avenida Santo Antônio era algo muito esperado por todos.
As cidades evoluem e vão perdendo um pouco das tradições mais antigas e Garanhuns perdeu muitas delas, pois se tornou uma cidade maior e mais movimentada e realizar determinadas ações festivas pode até complicar o trânsito ou o movimento das lojas da cidade.
Seja como for, a cidade está linda e bem vestida para o natal e cada canto respira a magia desta festa que celebra o nascimento de Cristo e faz com que todos nós fiquemos cheios de boas lembranças e com o coração repleto de alegrias, principalmente quando este momento pode ser vivido ao lado da nossa família, que representa o sentido maior de toda esta comemoração que hoje existe.
As pessoas terminam esquecendo um pouco o que é o Natal e ele muitas vezes passa como se fosse apenas uma festa comercial e divertida, mas não é. Antes de ser um feriado ele é a celebração da luz, da vida de Jesus Cristo e disso não podemos esquecer jamais.
Feliz Natal para todos e que a luz da esperança e do amor nunca deixem de brilhar nas nossas vidas!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...