sexta-feira, 24 de junho de 2011

São João de Caruaru

Hoje passei rapidamente por Caruaru para matar a saudade e também para ver um pouco do São João, que nunca mais tive oportunidade de participar. A última vez que fui na cidade nesta época junina foi em 1998. Fazia tempo...
Bem, tratei de ir no Alto do Moura, que ainda não conhecia e só ouvia falar por ser considerado o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Eu não achei.
Existem, sim, muitos artesãos no local, mas as lojas que vendem produtos oriundos do barro são tímidas demais para a fama que o local tem. É interessante ver o museu do Mestre Vitalino e também a sua história contada para os visitantes, mas eu esperava mais do local, tanto pelas obras, quanto pelo São João. Outro detalhe que não gostei foi a falta de energia dos artesãos, pois não tinham empolgação alguma de mostrar sua arte de forma mais vistosa e em alguns momentos nem se levantavam para receber os visitantes. Atendiam de onde estavam e quase mudos.
Não posso negar que no local há muitas atrações de divertimento, mas a impressão que tive é que ali é um "pega bêbado" pela quantidade de pessoas que vi embriagadas e fazendo algazarra numa festa tão bonita.
Ali deveria ter sido montada uma estrutura que mostrasse mais o forró tradicional e que não permitisse que os carros ligassem o som num volume tão alto. Cheguei em uma hora boa e não tive problemas para me encontrar no local, mas quando estava saindo, as filas de carros eram enormes e mais e mais pessoas estavam chegando para aproveitar a tarde. Para quem gosta de uma festa agoniada e cheia de fumaça de espetinhos, é o local ideal.
Gostei da estrutura do pátio do forró e o palco ficou muito bem direcionado. Não ficou boa a vila do forró, que neste ano ganhou uma versão de madeira ao invés da que anteriormente foi construída, em alvenaria. Ficou estranha, pois a chuva deformou grande parte da madeira e alguns locais ficaram feios. A decoração das ruas ficou linda e as bandeiras e balões receberam bem os visitantes na cidade que cresceu muito e que hoje tem cara de capital.
Capital do Forró e do Agreste ela já é...
O São João em Caruaru é bem visitado e em todos os lugares notei a presença de pessoas vindas de várias partes do Estado e do Brasil para conhecer a festa que é tão amada e conhecida de todos nós, que é o São João.
Valeu o passeio, foi melhor do que ficar em casa no feriado.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...