terça-feira, 28 de junho de 2011

Mania de Falar Mal

Ultimamente tenho percebido que os blogueiros de Garanhuns tem procurado mais inflamar do que informar e detonam nas suas páginas uma infinidade de notícias que não tem muito fundamento ou estão incompletas, acontecendo na maioria das vezes um julgamento precipitado de algo que ainda nem aconteceu.
É Shopping que não será mais construído, é Festival de Inverno que será uma droga, é isso, é aquilo...
O que percebo é o que todo ser humano tem dentro de si, que é a ansiedade, já que quando as notícias demoram para serem divulgadas, as pessoas terminam por achar a resposta sem que ela tenha sido dada, pois o que interessa é ter um final para algo que ainda não foi explicado muito bem ou que ficou sem muita informação.
Estão falando muito do Shopping Garanhuns por causa dos atrasos que estão acontecendo no início das suas obras e por este detalhe já saiu notícia que os empreendedores desfizeram a sociedade, que a cidade não tem potencial, que a obra não vai ser entregue no prazo anunciado. Eu também não acho que a obra vai ser entregue no prazo, pois muita coisa deve ser edificada até que o terreno se torne um centro de compras, mas daí reverberar para as outras coisas não vejo justificativa, pois nada do que foi dito existe escrito em lugar nenhum, só nos blogs de Garanhuns.
Se o Shopping Garanhuns for construído ou não, certamente saberemos, no tempo certo, pois o empreendimento é passível de tudo, inclusive de acontecer.
Outra notícia que vive nas páginas da internet é a que trata do Festival de Inverno, pois são fofocas infinitas sobre a extinção do festival, sobre as atrações, sobre a sua diminuição de dias...
Não vi a Fundarpe e o Governo do Estado falarem nada disso e todas as informações que chegam são do tipo: "Circula nos corredores da Fundarpe", "Fontes seguras dizem que...". Parece que as pessoas não tem o que fazer e ficam passando o tempo enchendo as páginas virtuais com besteiras e terminam no final de tudo concordando com toda a zona que criaram.
Já teve até movimento na internet contra a Extinção do Festival de Inverno, que eu achei totalmente desnecessário, pois ninguém até agora falou oficialmente que ela seria extinto.
Quem escutou?  Você?  Eu não escutei nada, nadica.
Só li nos blogs de Garanhuns.
Por que ao invés de ficarem falando besteiras e de só inflamarem as informações que não saíram, os jornalistas, os empresários e políticos não tratam de lutar pela sua cidade? O Festival de Inverno é nosso e isso ninguém vai mudar, mas se ficarmos tratando esse assunto com fofoquinhas medíocres ele será realmente extinto, pois as pessoas de Garanhuns vão provar que não merecem ter um evento tão lindo somente para si, uma vez que se mostram incapazes de gerir uma festa tão promissora.
Se o Shopping Garanhuns foi anunciado e já tem local para ser construído, vamos esperar que isso mude e não ficarmos destruindo o que ainda nem foi elevado. Será que isso partiu dos comerciantes exploradores que vendem produtos caríssimos nas suas lojas? Se perceberem, o comércio, de Garanhuns, é um feudo, onde só lucra quem é forte e pode derrubar os outros. Será que a ameaça de um grande investimento como este não está incomodando as pessoas que sabem que isso pode mudar?
Como será que o comércio de Garanhuns reagirá com a possível chegada da Riachuelo, Marisa e Lojas Avenida? Será que ainda continuarão vendendo tudo tão caro?
Quem pode pagar tão caro para ter poucas opções de compra, como se comportará com lojas mais variadas e com preços bem mais acessíveis?
A resposta eu já sei, mas fiquem refletindo por mim...
Fui em Caruaru este final de semana e parei para pensar sobre Garanhuns, pois nos meus tempos de infância, a cidade era bem mais desenvolvida e organizada que Caruaru, que na época só tinha muriçoca e canais à céu aberto. Hoje é uma metrópole, anos luz à Frente de Garanhuns. Isso foi em vão? Claro que não. Foi o esforço das pessoas que acreditavam na cidade que fez com que ela crescesse e se desenvolvesse. Lembro quando o Shopping Caruaru foi inaugurado e muitos faziam bico para o empreendimento. Hoje ele terá uma ampliação que o dobrará de tamanho, passando a ter mais crédito. Caruaru já tem dois Shoppings e nem por isso o comércio de lá fechou as portas.
Lembro do São João de Caruaru quando ele era uma desordem só e hoje tem um mundo de atrações para oferecer.
O Festival de inverno precisa se tornar inesquecível na cabeça das pessoas e não só dos Garanhuenses para ser visto como essencial para o turismo, para a Fundarpe e Governo do Estado. E isso só será conquistado se ao invés de ficarmos falando mal do que é nosso, tomarmos uma atitude diferenciada, buscando ajudar os governantes a pensarem em soluções eficazes e econômicas para viabilizar ainda mais o nosso evento de inverno.
Gosto de falar que sou de Garanhuns, mas algumas situações me deixam triste e me fazem perceber que para a cidade crescer, precisam plantar esta semente também na cabeça dos seus habitantes e pessoas de influência, pois somente assim poderão enxergar que o futuro não depende de fulano ou de cicrano, mas de nós mesmos, unidos, por um só ideal, que é o de exaltar a nossa cidade em todos os sentidos.
Garanhuns é uma cidade linda, bem localizada, com boa estrutura, mas só irá crescer quando as pessoas passarem a acreditar nela como algo potencialmente rentável e promissor.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...