quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Centro Cultural Banco do Brasil

Tive oportunidade de conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e pude comprovar de perto o que já tinha visto em fotografias, pois o local, que fica próximo à Igreja da Candelária, é um celeiro de boas imagens seja na sua própria estrutura física, como nas exposições que abriga. A mais interessante delas mostra a história do Banco do Brasil e a evolução do dinheiro, passando por várias fases da nossa economia, além dos diversos planos econômicos.
O espaço é enorme e possui vários andares, onde podemos desfrutar de teatro, café, livraria, biblioteca, restaurante e várias salas de exposições que podem trazer diversas opções de arte ao visitante. Quando estive por lá, havia a exposição da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, sob o nome de Obsessão Infinita; uma reunião de obras realizadas nos anos de 1949 a 2012. As cores vibrantes eram marcantes nas obras e mostravam um pouco da cultura japonesa e suas influências.
Grande parte das salas recebiam pinturas e retoques e o segundo piso, que abriga a varanda interna, estava sendo usado apenas como forma de contemplar este grande exemplar da arquitetura nacional, com todas as suas formas e belezas.
Os centros históricos das cidades abrigam grandes locais dedicados à arte e não é só no Rio de Janeiro que temos opções do tipo. Embora o Centro Cultural do Banco do Brasil do Recife não tenha saído do papel até agora, dispomos de outras opções na cidade que fazem bonito e sempre nos proporcionam momentos de grande contemplação da arte, seja nas artes plásticas, música, cinema ou teatro.
Posso citar alguns como: Santander Cultural, CAIXA Cultural e Centro Cultural dos Correios. Todos prédios históricos e finamente reformados para abrigarem as mais variadas exposições e manifestações culturais.
Os preços, quando cobrados, são irrisórios diante dos benefícios que recebemos, pois nunca saímos do mesmo jeito de um evento cultural. Sempre aprendemos algo diferente e podemos aprimorar um pouco o nosso conhecimento e com isso poder contar com essa história na nossa vida que segue e que recebe tantas influências boas.
Um outro local que possui muitos centros culturais é o Pelourinho, em Salvador. Lá a variedade de museus é enorme e podemos ter aulas de sabedoria em vários aspectos, sendo a arte negra a mais presente. 
Foi bom conhecer este local no Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de caminhar por um chão repleto de moedas antigas, todas dispostas numa redoma de vidro e que faziam o visitante ter a certeza de que ali a história era advinda do nosso banco mais famoso e que carrega o nome do seu país em todos os lugares do mundo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...