quinta-feira, 16 de julho de 2015

Praia de Lagoinha

A Praia de Lagoinha, município de Paraipaba, foi meu último destino no litoral cearense e foi o único dia que choveu durante a minha jornada. Mesmo assim desfrutei de uma boa caminhada pelo local e pude comprovar as suas belezas, as quais misturam enseadas, vila de pescadores e dunas. Ao longe podemos encontrar um parque eólico e lá foi cenário das gravações do programa No Limite, pois a forma desolada da praia criava um clima de aventura que era bem característico do programa e das provas que eram dadas aos participantes.
É um local calmo, porém muito mal planejado e a prefeitura local mais uma vez peca na manutenção dos espaços, pois em determinadas áreas as intervenções urbanísticas afetam a paisagem e transformam o que era rústico e belo num ambiente degradado e com vários acúmulos de sujeira. Encontrei na minha breve caminhada muitos exemplos disso e a educação mais uma vez passou longe na cabeça dos visitantes, uma vez que jogaram fraldas descartáveis, garrafas PET, embalagens e muitos outros restos que não combinavam com a paisagem bela da praia.
Saindo um pouco da parte mais povoada, a praia é bem calma e propícia para momentos e contemplação e descanso, embora algumas mudanças imobiliárias já possam ser vistas na paisagem que aos poucos vai abrigando vários empreendimentos residenciais que invadem um pouco a área de praia e terminam sendo invasivos demais. Deu para notar que a praia é bem procurada pelos visitantes, seja pela sua tranquilidade ou belas paisagens, que podem ser vistas durante uma caminhada pela área ou pelo mirante que fica no alto de uma montanha bem habitada e que possibilita a visão dos dois lados da praia, um cheio de coqueiros e rochas, outro cheio de dunas e aerogeradores. 
A prática dos quadriciclos é bem contante na Praia de Lagoinha, acredito que pela tranquilidade que apresenta nos trechos mais afastados e que possibilitam um manuseio mais seguro do veículo muito usado nas areias finas das praias. Algumas pessoas possuem os seus, outros alugam e isso é um dos divertimentos que encontramos e que podem ser praticados livremente por todos aqueles que estejam aptos para utilizar bem o veículo, já que a velocidade que é desempenhada nas areias termina sendo um perigo se os devidos cuidados não forem tomados.
Aqui encerrei a minha jornada nas praias do Ceará e ainda faltam muitas outras pra conhecer. O tempo não me permitiu conhecer mais. Depois volto para registrar mais lugares e observar as diferenças que cada lugar possui e dessa forma saber se a realidade condiz com a propaganda.






















Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...