sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sabores Regionais

Alguns sabores regionais são inesquecíveis e em cada cidade do Brasil podemos encontrar diferenças que fazem com que as delícias que conhecemos possam ser modificadas com temperos bem característicos da região ou simplesmente pelas mãos habilidosas das cozinheiras que tomam conta dos bares e restaurantes que encontramos, mesmo que estes sejam simples e até com pouca estrutura.
Alguns sabores simples que encontramos são verdadeiras especiarias e fazem com que nunca esqueçamos do deleite que por alguns momentos tivemos e muito satisfez a nossa fome momentânea e que foi suprida por elementos deliciosos e cheios de sabor.
Encontramos diversas formas de fazer uma tapioca, um arrumadinho, de assar um peixe...
Enfim, cada um tem o seu jeitinho de preparar o que os nossos olhos já comem de imediato, satisfazendo não só a nossa fisiologia, como também os nossos bolsos, pois em lugares simples e com comida boa, o melhor de tudo é o preço, que termina sendo uma bagatela, se comparado aos locais mais turísticos, que só exploram sem alimentar direito, devido às pequenas porções de pura enrolação que são servidas.
Minha avó tinha um ponto só dela de cozinhar galinha e de assar banana na brasa, com casca e tudo. Eu comia a iguaria com farinha e confesso que o sabor adocicado da banana era algo sem comparação. Ela me dizia com muita simplicidade que o segredo era deixar a banana ficar bem madura e depois colocar ela para cozinhar no bafo, nas bordas do fogo de carvão. Eu sempre tentei fazer, mas ou queimava ou ficava crua. Nunca fui capaz de fazer algo tão simples. O café que ela fazia não era nem coado e era o melhor de todos os sabores, algo sem comparação. Minha mãe herdou alguns dons culinários e gosto muito da carne de sol que ela faz, pois fica crocante e com o sal no ponto, além, claro do ovo frito que fica com um sabor do além e faz com que o colesterol de qualquer um fique nas alturas, já que comer um só é totalmente impossível. Meu pai gostava do ovo frito com cebolas e comia um prato cheio, com farinha e café. Delícia.
Quem não teve essas comidas na infância não sabe o que estou falando e pode até estranhar a grande valorização que dou aos sabores tão regionais que encontramos, mas digo que estes são os melhores, os mais saborosos, os que carregam mais amor e competência no tempero.
Uma vez, quando criança, estava sem querer comer direito e minha mãe na sua sábia alma materna me disse que teria um prato delicioso para que eu comesse e me trouxe algo que até então não tinha provado, mas era óbvio demais. Comi e pedi para repetir o delicioso prato de pão francês crocante com um pouco de leite e pitadas de sal. A mistura simples fez o menino abusado para comida mudar a sua opinião e encher a barriga, matando a fome daquele momento. 
Hoje não tenho frescura com comida e sempre digo que a comida que eu não gosto é a "Comida Ruim" e esta só existe quando não estamos com fome, pois não há tempero maior do que esta sensação do nosso corpo e que faz com que todos nós esqueçamos as restrições que temos e também as calorias que iremos ganhar degustando um belo prato bem preparado e com sabor inigualável.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...