domingo, 8 de janeiro de 2012

Parque Nacional de Ubajara

Nossa  chegada na cidade de Tianguá, no Ceará, foi muito cansativa e sofrida porque viajamos 22 horas do Recife até aqui. Eu e um grupo de 25 amigos aventureiros estarão aqui nesta cidade para conhecer um pouco do Parque Nacional de Ubajara e todas as suas belezas.
Hoje fomos visitar algumas trilhas e cachoeiras e o que mais me chamou a atenção foi perceber que o parque possui uma estrutura muito legal para receber os visitantes, pois dispõe de guias, caminhos sinalizados, restaurante, sanitários, teleférico e muita informação disponível para quem quiser aprender um pouco sobre natureza e preservação ambiental.
Nosso caminho teve uns 10 km de extensão no total, com muitas subidas e descidas, onde pudemos conhecer a bela Cachoeira do Cafundó, que tem uma altura considerável e só é possível tomar banho numa parte que fica dentro da floresta. O caminho é praticamente de sombra, pois a vegetação fechada nos proporcionou uma caminhada tranquila e sem o incômodo do sol em excesso. Eu até pensei que fosse chover, pois o dia amanheceu nublado e demorou para esquentar.
Visitamos também a Gruta de Ubajara que para minha surpresa possui um sistema simples de iluminação, mas que possibilita uma visão mais real das formações rochosas do local. O caminho que dá acesso é de pedras que foram colocadas por uma tribo indígena há mais de 100 anos. Gostei, mas fiquei com medo dos morcegos que voavam o tempo todo nas nossas cabeças e faziam um barulho irritante. Passamos por uma parede cheia de morcegos que estavam em fase de procriação e isso nos causava certa irritação com o barulho e mau cheiro que deixam no local. Outra situação que vi e que não gostei, foi ver o rastro do homem irracional por lá, já que muitas paredes e formações foram destruídas, além de muitas paredes terem várias inscrições irregulares. Hoje isso não acontece mais, pois com a criação do Parque Nacional de Ubajara tudo ficou preservado e livre das mãos dos vândalos que utilizavam o local de forma irregular.
O ponto alto do passeio foi poder subir o paredão de pedra através de um teleférico que nos proporcionava uma visão parcial do parque e nos fazia ficar com aquele frio na barriga de tanta excitação por estar um lugar tão alto. Um passeio sem retoques e este foi apenas o nosso primeiro dia de aventuras nesta terra tão bonita que é o Ceará. Ainda teremos muitas outras paisagens encantadoras para descobrir e tenho certeza que todas elas ficarão guardadas nas nossas memórias e nos nossos registros fotográficos. Somente hoje registrei quase 500 fotos, de muitas situações inquietas que vi e que não poderiam passar em branco.
Amanhã tem mais... 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...