quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FITO

Recife acolhe entre os dias 11 e 13 de Novembro o Festival Internacional de Teatro de Objetos, FITO, o qual trará companhias de várias partes do mundo e também do Brasil, que não tem lá grande cultura nesta área. Há algum tempo o SESI havia trazido à cidade um festival parecido, só que os protagonistas eram os bonecos. Agora são os objetos, sejam eles mais comuns ou diferenciados, não importa, todos viram atores e fazem a festa de todo o público.
O bom disso tudo é que a programação é totalmente gratuita e será centralizada no Marco Zero, com apresentações a partir das 16:00. Será sem dúvida um final de semana muito proveitoso para a arte e para os admiradores do talento e da técnica teatral.
A presença dos brasileiros Naná Vasconcelos e Tom Zé são aguardadas, pois ambos são famosos por suas performances de paco, onde aliam som, ritmo e muitos objetos para compor um trabalho que sempre encanta a todos. É um tipo de teatro diferenciado e precisa ser muito bom para prender a atenção do público, pois na maioria das vezes a apresentação não traz voz nem som e o manipulador de objetos tem que se garantir com a técnica e a precisão para conter a ansiedade das pessoas que ficam esperando a finalização das histórias contadas com as mais variadas coisinhas que se possam imaginar.
Uma vez, no Festival de Inverno de Garanhuns, tive a oportunidade de assistir um espetáculo do gênero e foi uma das mais grandiosas apresentações que vi, pois a maestria dos manipuladores fazia com que pensássemos que os objetos e bonecos realmente tinham vida e estavam ali, em grande interatividade com o público que lotou o teatro naquele dia, num horário paralelo.
O encanto do teatro é sempre merecedor de nossas observações, seja porque ele nos engrandece ou nos faz refletir sobre muitos aspectos da nossa vida e também sobre o mundo em que vivemos. Se para os humanos muitas vezes é difícil ser convincente, imagine destinar esta tarefa para objetos sem vida e que precisam de ajuda para brilharem no palco. Esse é o diferencial do FITO.
Será um sucesso, não tenho dúvida, e o público irá receber de braços abertos mais esta linda iniciativa do SESI, que com o seu perfil social nos presenteia com este grande evento. Tenho certeza que a partir deste evento, iremos olhar para os nossos objetos de forma diferente e enxergar muito mais do que fios, metal, madeira, plástico, papel e formas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...