terça-feira, 1 de março de 2011

Maracatu Rural

Fotografei este caboclo de lança no último domingo quando passeava pelo Recife Antigo e pude comprovar um pouco do que o carnaval vai mostrar ao público que visita o Recife nesta época do ano. Eram muitos grupos desfilando e mostrando a beleza desta arte. É impressionante como pessoas simples conseguem bordar e enfeitar os seus corpos para uma manifestação cultural tão bela e isso é algo que enche os nossos olhos de admiração.
Além dos maracatus rurais, tinham várias agremiações de frevo e outras de maracatus tradicionais, já que na Praça do Arsenal estava acontecendo a prévia da Noite dos Tambores Silenciosos, que enche de negritude a terça-feira de carnaval no bairro do Recife com seus afoxés, candomblés e maracatus.
Percebi que é melhor brincar nas prévias carnavalescas do que no carnaval de fato, pois a quantidade de pessoas é menor e fica mais fácil se locomover e aproveitar a festa com mais admiração e percepção aos detalhes das fantasias e das agremiações. Nos dias de carnaval o Recife Antigo recebe um público bem maior e para quem não gosta de multidões, como eu, é uma boa opção curtir a festa antecipada.
Quando os sinos tocam nas fantasias do maracatu rural as pessoas já conhecem e ficam todas atentas para observar a passagem daqueles que com o seu colorido deixam as ruas da cidade cheias de alegria e beleza. Impossível não se contagiar com tanto ritmo e dedicação à cultura.
Lindo...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...