terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entender Além das Possibilidades

Um fato muito comum na sociedade de um modo geral é a forma como as pessoas entendem as situações e podem fazer com que elas realmente surtam efeito necessário nas suas vidas, refletindo em muitas trocas de informações e elucidações que se tornam necessárias para todos nós. O que mais afeta o bom entendimento é a leitura, a falta de atenção e a educação recebida.
Muitas pessoas não se acostumaram desde cedo a ler um pouco e também buscar informações do que realmente interessa e é proveitoso para o seus desenvolvimentos e terminam passando pela vida como se fossem criaturas inertes e sem preparo algum para entender o mundo e todas as suas intervenções, sejam elas mais fáceis ou complicadinhas demais.
É comum encontrarmos pessoas que observam textos ao invés de os compreenderem. A compreensão é o fator mais importante em muitas das nossas ações, pois como poderemos realizar feitos realmente benéficos se não sabemos nem o que desejamos?
Quando falo em entender além das possibilidades, é pelo fato de que muitas pessoas não possuem cultura suficiente para entender determinadas coisas e para vivenciar em sociedade todas as exigências que são necessárias e contribuem para o nosso cotidiano.
Como cobrar na faculdade um entendimento maior sobre uma compreensão de um texto se o aluno mal sabe escrever?
Sim, mal sabe escrever.
A realidade não é só no ensino fundamental, mas sim nas faculdades, ambientes corporativos e meios sociais, onde encontramos absurdos na escrita e na fala e percebemos com isso que as pessoas realmente acreditam que aquilo que escreveram ou disseram é real, quando na verdade são só asneiras e equívocos que só nos envergonham. Fico pensando no futuro destas pessoas e como elas serão tratadas pela vida, pois se notarmos nos anúncios de empregos e concursos, as exigências são grandiosas, quando na maioria das vezes o conteúdo dos candidatos não é tão elevado assim.
Erros gritantes na língua portuguesa são comuns e quando observamos de onde vieram, notamos que o problema é bem maior do que imaginamos, já que as pessoas que cometeram tais gafes deveriam dar exemplo e serem seguidas como referência em muitos aspectos, inclusive na comunicação escrita e verbal.
Precisamos trabalhar a mente, a inteligência, o pensamento, a criatividade, a escrita e a fala.
Nada muda na nossa vida se continuarmos pensando como medíocres e escrevendo como analfabetos.
Não precisamos de textos e falas rebuscadas, mas ter o compromisso com a exatidão é essencial e não custa nada.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...