quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sua Imagem na Rede

As redes sociais são utilizadas para várias finalidades e hoje assumem um papel definitivo na sociedade que se acostumou a tê-las como fonte de informação e de compartilhamento de imagens, fazendo com que muitas pessoas deixem de observar os sites de jornais e empresas especializadas para consultarem as redes sociais na efetivação das suas tarefas diárias, seja para entretenimento ou estudo. O surgimento das redes sociais não é muito antigo, sendo fruto de muitas modificações e aperfeiçoamentos na sociedade, gerando diversas evoluções culturais e fazendo com que as pessoas atuem de forma diferenciada quando se utilizam dos diversos meios de comunicação para se comunicarem e realizarem suas atividades.
Não é difícil encontrar as pessoas contanto as suas histórias de vida através das imagens e isso reflete numa forma de comunicação mais ágil do que possamos idealizar. Neste meio informal, reside também o profissionalismo e a forma como os diversos operadores da fotografia atuam para divulgar seus trabalhos e com isso conseguir clientela cativa para realização dos seus trabalhos. 
A rede social se tornou hoje uma forma quase obrigatória de realizar atividades e para muitas empresas ou pessoas que não estão inseridas neste meio, torna-se um fator de diferenciação negativa, já que estarão fora de um contexto que é comum para a maioria das pessoas que vivem na sociedade e delas extraem suas informações e conteúdos. As redes sociais são decisivas para entendermos a forma como as pessoas se comportam e como isso reflete nas leis e demais aspectos relevantes do meio profissional, que envolvem direito civil, empresarial, penal e autoral.
As barreiras geográficas existentes em outros meios de comunicações não são empregadas nas redes sociais, pois de qualquer parte do globo, com acesso à internet, poderemos ter contato com as redes sociais e dessa forma interagir e compartilhar as mais diversas formas de informações e meios artísticos, como é o caso da fotografia. Rede social se tornou sinônimo de agilidade, de eficiência, embora tais aspectos possam muitas vezes estar ligados à ilegalidade e a inobservância das leis se os devidos respaldos não forem tomados e levados em consideração na hora de compartilharmos os dados existentes no seu meio. 
Tanta interatividade faz com que as redes sociais se tornem um atrativo para muitas pessoas, pois é muito mais fácil se comunicar através deste meio do que de outras formas existentes, o que faz a diferença na hora da escolha e da forma de atuação de muitos profissionais que encontram nesta área uma maneira gratuita e fácil de conquistar mercado e de estar mais perto dos clientes potenciais.
Ao demonstrarmos a nossa forma de satisfação nas redes sociais, comentando e compartilhando dados, fazemos com que muitas interações sejam conseguidas e num pequeno espaço de tempo a nossa publicação se transforma num decisivo e forte meio de comunicação que afeta muitas pessoas e faz com que a grande parte delas possa usufruir destes dados, seja para leitura, visualização ou cópia indevida. Neste aspecto, fica formalizada a maneira indiscriminada como a fotografia é utilizada e como a sua utilização nas redes sociais ganha cada vez menos legalidade e assume muita informalidade, deixando as pessoas sem a devida consciência para atuação nos mais variados ramos profissionais.
Sempre tivemos acesso a redes sociais nas nossas vidas, mas estas eram reais e não virtuais, fazendo com que valesse mais a aproximação do que a forma abrangente que a internet nos proporciona, já que podemos ter milhões de amigos numa rede social e não conhecer nenhum deles pessoalmente. A forma de ter amigos mudou e as pessoas hoje assumem os seus amigos e contatos profissionais de uma maneira muito rápida, porém sem contato físico necessário para saberem se realmente fazem parte das suas vidas e não atuam somente como meios virtuais de acúmulo de contatos e compartilhamento de dados. 
Muitas pessoas se conectam a outras nas redes sociais não pelo fato de as conhecerem, mas pelas possibilidades que estas proporcionam para o compartilhamento de informações, especialmente fotografias, que são as mídias mais utilizadas e estão presentes em vários meios. A rede social se confunde com álbum de fotografias e com site profissional em alguns momentos e isso determina muito a sociedade contemporânea, a qual recebe e destina favorecimentos em muitos aspectos devido à forma rápida de compartilharem seus dados em rede mundial de dados.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...