quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ilhas dos Frades e Itaparica

O passeio de escuna até a Ilha dos Frades e Ilha de Itaparica tem um trajeto que demora aproximadamente uma hora e meia e cada minuto nestes lugares é compensador, especialmente na Ilha dos Frades que é maia preservada e tem um aspecto mais calmo. A Ilha de Itaparica é bem povoada, mas tem alguns pontos ainda tranquilos e foi nesta área que ficamos para realizar o nosso conhecimento do local.
Saímos de Salvador logo cedo e pegamos uma escuna animada por um grupo de samba, que cantou o que há de melhor no repertório nacional, o que tornou a viagem divertida e bem menos demorada. Nem percebemos e já estávamos lá, visitando o paraíso. É cobrada uma taxa de preservação de R$ 0,65 por pessoa para o acesso à ilha e o valor é bem insignificante diante das belezas que podemos desfrutar. Nosso primeiro destino foi a Ilha dos Frades, onde a calmaria é bem presente e favorece o descanso e contemplação da natureza. No alto do morro da ilha, está a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que está linda, bem conservada e organizada. Do local é possível ter uma visão privilegiada da ilha e a beleza do mar é impressionante e nos faz ficar cativos de tantos atrativos que o Estado da Bahia tem para nos proporcionar.
Ficamos um pouco no local, tomamos um banho relaxante e depois seguimos para a Ilha de Itaparica, onde ficamos num local mais reservado e perto de uma área de manguezais. Lá almoçamos e voltamos para Salvador, chegando a Baía de Todos os Santos no final da tarde e desfrutando de toda a beleza do entardecer em Salvador, que é lindo e bem contemplativo.
A visita que realizamos hoje foi bem mais calma, pois pudemos desfrutar realmente da ilha e sentir um pouco de relaxamento num local tão bonito. As escunas que fazem o transporte de passageiros são bem preparadas e fazem um trajeto tranquilo e sem muitas surpresas, exceto pelo mar que fica um pouco agitado quando a maré está cheia. Nada que ponha em risco a beleza do passeio e faça com que ele fique perigoso. Quem tem problemas de enjoo, é melhor tomar algum remédio, pois as indisposições podem acontecer e deixar o passeio com cara de programa de índio. Não custa ter um pouco de cuidado e evitar os excessos nestas horas. Gostei demais do que vi e pretendo voltar outro dia, com mais tempo para desfrutar mais. São locais realmente bonitos e que merecem um passeio mais duradouro e não somente de um dia, como foi o que realizei.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...