domingo, 19 de janeiro de 2014

Divertimento (Quase) Grátis

Neste final de semana fui passear com a minha mãe pela cidade, pois ela veio de Garanhuns para ficar alguns dias comigo aqui no Recife, e pudemos aproveitar muito as cidades de Olinda e Recife, sem gastar nada ou quase nada para ver muita, muita, coisa interessante.
No sábado fomos ao Jardim Botânico, que tem entrada grátis, e visitamos as coleções de plantas que estão no local e tivemos ótimos momentos ao lado da natureza. O clima por lá estava bom e o passeio com muita sombra nos proporcionou uma agradável sensação de alívio dos males que a cidade nos apresenta.
Saindo de lá, fomos ao Instituto Ricardo Brennand, que cobra R$ 20,00 pelo acesso. Estudantes, idosos e crianças pagam meia entrada. É um passeio diferenciado e que nos remete aos tempos medievais, onde a mobiliária, tapeçaria, pinturas, roupas, objetos e muita arte sacra nos mostram como viviam as pessoas nos tempos mais remotos e que contribuíram muito para os dias atuais, haja vista a grande influência em vários campos da arte.
Passamos no final da tarde pelo Parque das Esculturas, que é um lindo museu ao ar livre e que tem várias obras de Francisco Brennand. O local proporciona uma visão privilegiada do Recife Antigo e um entardecer grandioso, que conta com a presença de muitos barcos velejando pelo Rio Capibaribe. 
No domingo, o passeio foi por Olinda e visitamos o Elevador Panorâmico, Igreja de São Salvador do Mundo, Igreja do Mosteiro de São Bento, Museu de Arte Sacra, Mercado da Ribeira, Alto da Sé e Lojas de Artesanato. Tudo grátis e com muita história para contar. Após passarmos por Olinda, fomos até o Recife Antigo e lá pudemos ver a Feira da Rua do Bom Jesus, que tem artesanato, comidas típicas e muito divertimento, pois com a chegada do carnaval, as prévias dos blocos já tomam conta das ruas e fazem o diferencial para os turistas que lotavam os lugares que visitamos.
A realidade turística no Recife é bem diferente da que encontrei quando vim morar aqui e hoje a cidade tem grandes oportunidades de divertimento e conta com novos investimentos chegando por aí. O mês de Janeiro, por ser um período de férias, traz grandes oportunidades de divertimento e os visitantes ocupam bem os espaços disponíveis e fazem com que a cidade tenha uma festa em cada canto. Em todos os lugares a quantidade de pessoas é bem significativa e não precisamos ter muito dinheiro para encontrar um bom divertimento e aproveitar bem a cidade que morarmos e que nem sempre nos damos conta da sua beleza. 
Muitas pessoas deixam de conhecer a sua vizinhança por preguiça e por muitas vezes acharem que irão gastar muito nos passeios, mas isso não é verdade. Em dois dias de muitas andanças gastei muito pouco e pude apreciar muitas coisas bonitas, guardando lembranças fotográficas de cada lugar e paisagem.
O que vi é muito pouco do que temos a oferecer e cada espaço das cidades irmãs nos reservam surpresas e grandes belezas.
Recife e Olinda são realmente encantadoras...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...