quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Se Vencer é Impossível...

É melhor unir-se ao inimigo...
Não totalmente assim, mas assado...
Falo das inúmeras grafitagens que ninguém entende nas ruas e que terminam contaminando os espaços públicos que encontramos na cidade. O que percebo que está sendo feito pelas cidades, e o Recife é um exemplo disso, é que muitas pinturas estão sendo autorizadas e realizadas por profissionais que usam o grafite e a arte para colorir as pontes, muros e avenidas da cidade. Aqui na cidade até o Monumento ao Mangue, um imenso caranguejo de ferro, foi pintado com grafites para dar um aspecto mais urbano a uma obra que retrata o movimento Mangue Beat tão divulgado por Chico Science.
Eu preferia a versão original. As pinturas atuais ficaram amundiçadas e deixaram o caranguejo com cara de "Mano" e não de "Mangue".
Nas proximidades do Aeroporto e na Ponte Tancredo Neves, na Imbiribeira, as bases dos viadutos foram pintados com obras lindas, em tons vermelhos e com desenhos coloridos, possibilitando às pessoas terem uma visão menos carregada dos locais que pareciam murais de lixo, já que a quantidade de riscos e papéis colados era muito grande e agora deram lugar a obras mais organizadas e que enfeitam a cidade de uma maneira adequada e que enche os nossos olhos.
Incrivelmente e inexplicavelmente quando as pinturas são feitas, os grafiteiros, que não escrevem nada, ficam na sua zona de conforto e respeitam a obra que foi feita. É como se eles vissem na materialização de algo tão bonito a frase seguinte: "Cai fora, pois minha obra é melhor que a tua!"
Se é para pintar, que seja de uma forma agradável e não destruidora. Outro dia passei no viaduto da Estrada da Batalha e lá a situação já é de calamidade, pois há menos de três meses da inauguração da obra, o local já está todo rabiscado e cheio de panfletos colados nos paredões. A prefeitura deveria intervir também e fazer umas pinturas por lá, pois daria um visual mais bonito ao local que já está com um aspecto caído e sem vida. Sujaram até as paredes que são revestidas com cerâmica.
O buraco é mais embaixo e a educação ficou no dedão do pé. Esse sim é o resultado de tudo isso que encontramos, pois para evitar problemas maiores e a deterioração das cidades, os governos municipais terminam encontrando soluções não adequadas, mas bem mais frutíferas do que se fossem simplesmente pintar de cinza as paredes rabiscadas.
As obras do Profeta Gentileza hoje são abertas ao público para visitação e se tornaram cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Aqui temos muitos artistas e cada um faz da sua arte um momento de grande satisfação e possibilita ao público em geral muita contemplação e vislumbre.

A foto da postagem de hoje é do nosso artista Galo de Souza, que tem várias obras espalhadas pelo Recife e todas de rara beleza.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...